A ARTE DE FLAVIO CAPORALI

Artista brasileiro brilha com suas telas em países da América Latina, Estados Unidos e Japão
A força e a beleza da natureza são inspirações fundamentais das criações do artista Flavio Caporali. Brasileiro, natural de São Paulo, nasceu em 1972 e foi morar no Perú em 1988. Lá ficou até dezembro de 2022, e agora reside em Portugal. Apaixonado pela natureza, Caporali busca retratar a energia e beleza do mar e suas praias, em todas suas nuances azul-esverdeadas das ondas e de toda a sua rica fauna e flora. O principal objetivo do artista é capturar a magia do mundo marinho, retratando todo o esplendor do mar, e reforçar, assim, a consciência das pessoas em preservar todo esse universo azul.
Incentivado por sua avó, que também é artista plástica, percebeu o talento do neto aos oito anos de idade, e o presenteou com telas, pincéis e tintas. E assim, Flávio despontou para a arte. Aos 12 anos, Caporali aperfeiçoou sua técnica ao se matricular no curso de Pintura da Escola PanAmericana de Arte, em São Paulo. A partir desse momento, o artista aprimorou sua técnica e atualmente sua arte é reconhecida como pintura realista. O tema principal de suas criações é o mar, suas nuances, transparências e a magia despertada pelos raios de sol em contato com as ondas.
Motivado pelo surf, esporte que ama, o artista inspirado pelas grandes ondas do Oceano Pacífico, tem dedicado o seu trabalho artístico de forma a transmitir e sensibilizar as pessoas para que tenham respeito com o mar. “Acredito que todos devem cuidar das praias e do mar. Vamos fazer a nossa parte para que sempre possamos admirá-lo.”, completa o artista.
Aos poucos, a arte de Flávio Caporali ganhou visibilidade e serviu de inspiração para o filme de animação 3D “O Golfinho – A História de um Sonhador”, baseado no best-seller do escritor peruano Sergio Bambarén. Suas pinturas são usadas para a elaboração de vários personagens principais, bem como para a criação de cenários.
“Uma característica marcante entre todas as obras de Flávio é sua técnica de lidar com cores e transparências ao criar telas onde a água é o tema principal. Acima de tudo, podemos identificar um pintor profissional consciente das dificuldades em captar a essência da água em movimento e a luz nela refletida”, diz o jornalista e crítico de arte Oscar D’Ambrosio, membro da Associação Internacional de Críticos de Arte – AICA.
Flávio Caporali participou de diversas exposições de arte ao longo de sua carreira, em diversos países como Peru, Brasil, Portugal, Estados Unidos, Havaí e Japão. Em fevereiro de 2023, Caporali expôs em El Salvador e no Peru, com a coleção “Luz brilhando no mar”.