NO DIA 8 DE FEVEREIRO, A RÁDIO TAMBÉM APRESENTA UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM CELEBRAÇÃO AO ARTISTA
Nesta quarta-feira (8/2), José Antonio Rezende de Almeida Prado completaria 80 anos. O compositor paulista, nascido em Santos, em 1943, é um dos principais nomes da música erudita no Brasil da segunda metade do século XX. E para homenageá-lo, a Rádio Cultura FM (103,3) traz uma programação especial, além da estreia do documentário radiofônico Mundano e Celeste — O caleidoscópio sonoro de Almeida Prado.
“Desperte com os Clássicos”, às 7h; “Estação Cultura”, a partir das 10h; e “Tarde Cultura”, às 15h, são as atrações que falarão sobre Almeida Prado, que apresentou programas e séries em dois momentos da história da Cultura FM: nos anos 1980 e depois, no início dos anos 2000 até sua morte em 21 de novembro de 2010.
Além disso, às 23h, vai ao ar o documentário Mundano e Celeste — O caleidoscópio sonoro de Almeida Prado, que celebra a obra do autor de “Cartas Celestes” e da “Sinfonia dos Orixás”.
O programa reúne entrevistas e gravações do acervo da Rádio e TV Cultura. Registros históricos nos quais o compositor conta aspectos de sua biografia e as inovações composicionais que desenvolveu a partir dos aprendizados recebidos de seus mestres Dinorah de Carvalho, Camargo Guarnieri e Osvaldo Lacerda, no Brasil, e Olivier Messian e Nadia Boulanger, na França.
Participam ainda os pianistas Sergio Monteiro e Sonia Rubinsky, amigos de Almeida Prado que realizaram importantes gravações de sua obra. Monteiro comenta sobre Gravuras sonoras a D. João VI e Rios, obra que tocou aos 16 anos no Concurso de Piano de Munique. Rubinsky conta os detalhes do Concerto para piano n°1, peça que gravou em 2019 com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e o maestro Fábio Mechetti.
A violinista e filha do compositor Constança Almeida Prado é outra convidada especial do documentário, que traz depoimentos pessoais e comentários sobre a Fantasia para violino e orquestra, obra que gravou na Alemanha.
Mundano e Celeste — O caleidoscópio sonoro de Almeida Prado
Documentário inédito produzido por Bruno Lombizani;
Quarta-feira (8 de fevereiro), às 23h;
Reapresentação: sábado (11 de fevereiro, às 18h);
Ouça pela:
Rádio Cultura FM – (103,3)
Site Cultura FM
Aplicativo Cultura Digital