Tarrafa Literária inicia com debates sobre racismo e jornalismo

A Tarrafa Literária 2025 começa nesta quinta-feira (23) em Santos, reunindo autores, jornalistas e pensadores em mesas sobre racismo, jornalismo e riqueza. Mesmo com ingressos esgotados no Sympla, o público ainda pode garantir acesso ao evento com a retirada gratuita de entradas na bilheteria do Teatro Guarany, mediante disponibilidade.
Tarrafa Literária discute racismo, jornalismo e riqueza
A Tarrafa Literária chega à sua 17ª edição como um dos maiores festivais literários do litoral paulista. A programação gratuita se estende até domingo, 26 de outubro, com mesas, palestras e sessões de autógrafos. Neste ano, a homenageada é a escritora Giselda Laporta Nicolelis, referência na literatura infantojuvenil brasileira.
Entre os convidados estão nomes de destaque da literatura e do pensamento contemporâneo, como o português Afonso Cruz, o angolano Ondjaki, além de Milton Hatoum, Aline Bei, Cristino Wapichana, Anna Virginia Balloussier, Michel Alcoforado, Evandro Cruz Silva, Daniela Arbex, Luiz Antonio Simas e Eduardo Giannetti.
Programação de abertura no Teatro Guarany
O primeiro dia da Tarrafa Literária 2025 traz três mesas temáticas que abordam questões sociais, éticas e culturais:
- 14h – “Racismo, origens e protagonismo” com Midiã Noelle, Bruno Rodrigues Lima e Douglas Martins.
- 17h – “O Jornalismo e a Busca da Verdade” com Daniela Arbex, Bruno Paes Manso e Jorge Oliveira.
- 20h – “A riqueza e a crença” com Anna Virginia Balloussier, Michel Alcoforado e Gustavo Klein.
As atividades ocorrem no Teatro Guarany, localizado na Praça dos Andradas, 100, no Centro de Santos (SP). O evento funciona das 14h às 22h30, com entrada gratuita.
Realejo Livros: a força por trás da Tarrafa Literária
Organizada pela Realejo Livros, a Tarrafa reforça o compromisso da livraria e editora em promover o acesso à cultura e à leitura. Fundada e dirigida por José Luiz Tahan, também autor de Um Intrépido Livreiro Nos Trópicos, a Realejo é reconhecida por unir literatura e convivência em um espaço que respira arte e diálogo.