Mostra inédita traz ao Rio 69 gravuras de Rembrandt

Exposição no Centro Cultural dos Correios revela a intensidade do mestre do claro-escuro em obras carregadas de emoção
O Rio de Janeiro receberá uma exposição inédita com 69 gravuras originais de Rembrandt van Rijn (1606–1669), um dos maiores artistas de todos os tempos. A mostra Rembrandt – O mestre da luz e da sombra ficará em cartaz de 24 de setembro a 8 de novembro de 2025, no Centro Cultural dos Correios, com entrada gratuita. Após a temporada carioca, a exposição segue para Belo Horizonte e Vitória.
Entre as obras em exibição estão Autorretrato com Saskia (1636), A Descida da Cruz (1633), Ressurreição de Lázaro (1632), O Jogador de Cartas (1641), O Manto de José Trazido a Jacó (1633), A Fuga para o Egito (1633) e Cristo Expulsando os Cambistas do Templo (1635).
As gravuras foram produzidas principalmente com a técnica da água-forte, em que o artista desenha sobre uma placa de cobre coberta de tinta, exposta depois ao ácido. Rembrandt também combinou essa técnica à ponta-seca, criando composições de profundidade e riqueza únicas.
“O que torna Rembrandt atemporal é sua capacidade de capturar a alma humana. Suas obras traduzem emoções e dilemas universais, como dor, fé, amor, envelhecimento e esperança. Olhar para uma gravura sua é atravessar séculos e ainda encontrar relevância e verdade”, destaca Luca Baroni, curador da mostra e diretor da Rede dos Museus da Região Marche Nord, Itália.
Arte para todos
A exposição chega ao Brasil pela Premium Comunicação Integrada de Marketing, responsável por mostras de grandes mestres como Leonardo da Vinci e Picasso.
“Apreciar uma gravura original de Rembrandt é estar diante da história da humanidade. Num país marcado por polarizações, sua arte convida à introspecção e ao encontro com o que realmente importa”, afirma Álvaro Moura, diretor da Premium.
Além de democratizar o acesso à arte, a mostra investe em acessibilidade: contará com legendas, tradução em Libras, placas em braile e até um autorretrato em 3D com recurso tátil.
A relevância de Rembrandt
Nascido em Leiden, em 1606, filho de um moleiro, Rembrandt destacou-se desde cedo como pintor e gravurista. Após se formar em Amsterdã, tornou-se um dos artistas mais requisitados do Barroco. Obras como A Lição de Anatomia do Doutor Tulp (1632) consolidaram sua fama ainda jovem.
Com um estilo singular, influenciado por Caravaggio, Rembrandt combinou o refinamento técnico ao uso inovador da luz e da sombra (chiaroscuro). Sua produção inclui mais de 300 pinturas, 300 gravuras e cerca de 2 mil desenhos. Faleceu em 1669, em Amsterdã, mas só no século XIX teve seu gênio amplamente reconhecido.
Serviço
Exposição Rembrandt – O mestre da luz e da sombra
📍 Centro Cultural dos Correios – Rua Visconde de Itaboraí, 2 – Centro, Rio de Janeiro
📅 24 de setembro a 8 de novembro de 2025
🕐 Terça a sábado, das 12h às 19h
🎟 Entrada gratuita | Capacidade: 500 pessoas
🔗 Redes sociais: @rembrandtnobrasil
Visitas mediadas
- Dias: terça a sexta, das 12h às 17h
- Público: mínimo de 15 e máximo de 40 visitantes (a partir de 3 anos)
- Duração: 1h30
- Libras: mediante agendamento
- Recursos acessíveis com QR Codes, vídeos em Libras e narração inclusiva.
Realização: Premium Comunicação Integrada de Marketing, The Art Co. e Brasil Meeting Points, com patrocínio da Biancogres, Supermercados BH e apoio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.