Balé da Cidade apresenta BIOGLOMERATA e Fôlego em SP

O Balé da Cidade de São Paulo realiza sua terceira temporada de 2025 com as remontagens de BIOGLOMERATA, de Cristian Duarte, e Fôlego, de Rafaela Sahyoun. As apresentações acontecem nos dias 14 e 15, às 20h, e 16 e 17, às 17h, na Sala de Espetáculos. Os ingressos variam de R$ 11 a R$ 92, a classificação é livre e a duração aproximada é de 110 minutos, com intervalo.
Segundo o diretor artístico Alejandro Ahmed, revisitar essas obras é uma forma de aprofundar os fundamentos estéticos e éticos que compõem o repertório do Balé da Cidade.
BIOGLOMERATA retorna com nova força
Na nova montagem, BIOGLOMERATA conta com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência de Alessandro Sangiorgi. A música tem adaptações de Tom Monteiro e Carlos Bauzys. A obra ressignifica o conceito de Biomashup, criado por Duarte em 2014, agora com mais bailarinos e um diálogo intenso com a música ao vivo.
O uso do theremin, instrumento eletrônico tocado sem contato físico, amplia a proposta sensorial e simbólica da coreografia, explorando o invisível como parte essencial do movimento.
Fôlego revisita sensações e afetos
Criada por Rafaela Sahyoun e indicada ao Prêmio APCA Dança 2022, Fôlego investiga relações humanas em constante transformação. Nesta nova versão, a trilha sonora revisitada por Yantó mantém as obras de The Field em sua forma original, sem loops, e acrescenta duas composições inéditas.
O resultado é uma atmosfera sonora densa, que acompanha e potencializa as evoluções coreográficas. Rafaela define a obra como um “contágio de afetos” e um exercício contínuo de negociação entre proximidade e distância.
Balé da Cidade na França
Além da temporada em São Paulo, o Balé se apresentará em cinco cidades francesas no Ano do Brasil na França. No repertório, Fôlego, BOCA ABISSAL e Réquiem SP, mostrando ao público europeu a potência artística e técnica da companhia.