Ana Clara é embaixadora da Bienal do Livro Rio 2025

Ana Clara agora amplia seu amor pelos livros — das leituras durante o Big Brother Brasil às recomendações literárias nas redes sociais — e assumirá o papel de embaixadora oficial da Bienal do Livro Rio 2025, o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país.
Neste ano especial, em que o Rio de Janeiro ostenta o título de Capital Mundial do Livro, a Bienal apresenta uma inovação: o conceito de Book Park – um parque literário onde as narrativas ganham vida em experiências imersivas, mantendo o livro como grande protagonista. Entre os dias 13 e 22 de junho, o Riocentro deve receber mais de 600 mil pessoas para vivenciarem essa experiência única.
Com quase 10 milhões de seguidores no Instagram, Ana Clara, conhecida pela comunicação espontânea e pela relação genuína com a literatura desde sua participação no BBB, chega para aproximar ainda mais o festival do grande público. Ela produzirá conteúdos especiais durante o período de aquecimento e mostrará bastidores, interagindo diretamente com autores e visitantes.
“A escolha da Ana Clara reflete a evolução da Bienal. Queremos criar experiências imersivas e acessíveis para o público jovem, sem perder nossa essência literária. O carisma, a bagagem cultural e a relevância dela ajudam a formar novos leitores e a ampliar o alcance do evento”, destaca Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, organizadora da Bienal em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
Em 2025, a Bienal apresenta o conceito inovador de Book Park – um verdadeiro parque literário onde narrativas ganham vida em experiências imersivas, mas o livro segue como o grande protagonista. A expectativa é de que mais de 600 mil pessoas passem pelo Riocentro durante os dez dias de festival. O evento acontece entre os dias 13 e 22 de junho, no Riocentro, na Barra Olímpica, Zona Oeste do Rio, e conta com patrocínio da Shell na cota Apresenta. Os ingressos para a Bienal do Livro Rio 2025 já estão à venda.
Sobre Ana Clara
Revelada no Big Brother Brasil 18, Ana Clara conquistou espaço na televisão e nas redes sociais com sua linguagem própria e irreverente. Integrou a equipe do “Video Show” e comandou programas como “Rede BBB”, “Bate-Papo No Limite” e “The Voice Kids”.
Também esteve à frente de coberturas ao vivo de grandes festivais como Rock in Rio e Lollapalooza, além do Prêmio Multishow. Atualmente, apresenta o reality musical “Estrela da Casa”, na TV Globo; o reality de relacionamento “Túnel do Amor”, no Multishow; e o programa “Panela Quente”, no GNT.
Sobre a GL events Exhibitions
A GL events Exhibitions é uma empresa da multinacional francesa GL events – um dos principais players do mercado de eventos no mundo, presente em 27 países. Importante catalisadora de negócios com a organização e promoção de eventos B2B e B2C, é responsável pela realização de congressos, festivais e feiras representativas em diversos segmentos da economia: Bienal do Livro Rio e Bienal do Livro Bahia, no Mercado Editorial; Mondial de la Bière e Brasil Brau, no universo Cervejeiro; Congresso e Feira Estetika, o evento mais importante de Estética, Saúde, Beleza e Bem-estar da América Latina; e ExpoPostos &Conveniência, maior evento do setor de combustíveis e conveniência da América Latina. Atenta às necessidades dos seus públicos, desenvolve produtos que estimulam o contato dos visitantes com as principais tendências e novidades, incentivando discussões de conteúdo relevantes, interação e networking, além da geração de negócios.
Sobre o SNEL
O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), fundado em 1941, estuda e coordena as atividades editoriais, além de proteger e representar legalmente os editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL se filiou à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe (Cerlalc). O SNEL também integra o Accessible Books Consortium (ABC), grupo formado pela World Intellectual Property Organization (WIPO) e por outras entidades que promovem a produção de livros acessíveis em todo o mundo.
Sobre a Shell Brasil
A Shell atua no país há 112 anos como uma companhia de energia integrada, com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis. Por meio da Shell Energy Brasil, ela comercializa no mercado livre e oferece produtos ambientais. A joint-venture Raízen gerencia a distribuição de combustíveis. A companhia busca atender à crescente demanda por energia de maneira econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder aos desafios do futuro da energia.