Davi Kopenawa defende floresta em documentário

Davi Kopenawa defende floresta em documentário

Davi Kopenawa defende os povos originários e a floresta no documentário ‘Watoriki’

O documentário Watoriki — Conversa com Davi Kopenawa estreia em 18 de abril, no canal Curta!, e traz uma poderosa defesa da floresta e dos povos originários. A produção inédita, dirigida por Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, destaca a luta do líder Yanomami Davi Kopenawa, que narra sua trajetória em defesa da natureza e denuncia as ameaças constantes ao seu povo.

Desde criança, Kopenawa compreende a floresta como parte essencial da sua existência. Essa conexão profunda guia sua luta contra o desmatamento e pela preservação das terras indígenas.


Documentário revela a força dos povos originários

Gravado na aldeia Watoriki, o documentário mostra o cotidiano dos Yanomami, os rituais sagrados e a beleza da floresta. Depoimentos inéditos revelam o impacto das ações predatórias sobre a maior população indígena de um único país, que sobrevive a massacres e segue ameaçada.

“Vivíamos em paz, a floresta era silenciosa e saudável”, relembra Kopenawa. Ele critica o avanço do homem branco e os rastros de destruição deixados pelo desmatamento, pela poluição e pela ganância.


Davi Kopenawa alerta sobre a crise climática

Kopenawa fala pela primeira vez em português no filme, marcando sua indignação. Ele questiona a falta de conexão do homem branco com a natureza e denuncia os efeitos da crise climática. Relembra os tempos da Ditadura Militar e reforça a urgência da demarcação de terras indígenas.

“Moramos todos em uma única terra. Não há outra sobrando”, afirma. Sua fala reforça a ideia de interdependência entre todos os seres humanos e o meio ambiente.


Assista ao documentário ‘Watoriki’ no Curta!

Watoriki é uma produção da Aruac Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Estreia na programação “Sextas de História e Sociedade”, em 18 de abril, às 22h10. O documentário também estará disponível no CurtaOn – Clube de Documentários, acessível pelo Prime Video Channels, Claro tv+ e no site CurtaOn.com.br.

marramaqueadmin