Instituto Cervantes encerra série de documentários online com “Querida Sara”, retrato da primeira taxista do Afeganistão

O Instituto Cervantes, em parceria com o festival DocsBarcelona, finaliza a série de documentários online “Relatos de la resistencia. Buscando un lugar en el mundo” com a exibição de “Querida Sara” (2021). O filme, que estará disponível gratuitamente no Vimeo do Instituto a partir de amanhã, dia 26 de abril, às 10h, acompanha a trajetória inspiradora de Sara, a primeira mulher taxista do Afeganistão.

A série “Relatos de la resistencia. Buscando un lugar en el mundo” tem como objetivo apresentar ao público novas formas de expressão no cinema documental, focando em histórias que abordam perspectivas e vivências de pessoas de diferentes realidades. Através da seleção de obras cuidadosamente curadas, o Instituto Cervantes convida o público a refletir sobre temas como perda, superação e resistência.

Um olhar íntimo sobre a vida de Sara

“Querida Sara” oferece um olhar íntimo sobre a vida de Sara, uma mulher pioneira que desafiou as normas de uma sociedade patriarcal ao se tornar taxista no Afeganistão. O documentário, dirigido por Patrícia Franquesa, apresenta a relação de amizade que se desenvolve entre a cineasta e Sara, construindo uma narrativa comovente sobre força, resiliência e a luta por direitos.

Homenagem à força e perseverança

O filme vai além de um simples retrato individual, servindo como uma homenagem à força e perseverança de Sara em um contexto social desafiador. Através da história de Sara, o documentário nos convida a refletir sobre a importância da luta por um mundo mais justo e igualitário, onde as mulheres tenham a liberdade de perseguir seus sonhos e objetivos.

Serviço

  • O quê: “Relatos de la resistencia. Buscando un lugar en el mundo” – exibição do documentário “Querida Sara”
  • Quando: Até 29 de abril
  • Onde: Online – Vimeo Instituto Cervantes
  • Link: https://vimeo.com/922423128

Mais informações