Cia. Sobrecéus promove série de oficinas e intervenções gratuitas no Parque da Juventude

Cia. Sobrecéus promove série de oficinas e intervenções gratuitas no Parque da Juventude

A Cia. Sobrecéus, companhia de teatro com sede no Carandiru, realiza de 09 de março a 27 de abril de 2024 o projeto “Arte Como Liberdade”, contemplado pelo Edital Modalidade 1 – Programa VAI da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O projeto oferece uma série de oficinas e intervenções artísticas gratuitas no Parque da Juventude, antigo Complexo Penitenciário Carandiru.

As atividades, que acontecem aos sábados às 14h, visam ressignificar o olhar da população para um território antigamente marcado pela violência. As oficinas abordam diferentes linguagens artísticas, como dança, teatro, artes visuais e circo, enquanto as intervenções propõem reflexões sobre a memória e a ocupação do espaço.

Oficinas

  • Dança e corpo livre (09/03): Experimente o deslocamento do corpo no espaço aberto, manifestando sua dança interna e improvisando a partir de um repertório de movimentos e gestos.
  • Jogo teatral e território (16/03): Explore a percepção apurada do jogo de cena, a escuta ativa dos sons do parque, a movimentação corporal, a dinâmica da palavra e a percepção de grupo em coro.
  • Arte no Parque (23/03): Faça esboços cartoonizados com técnicas de desenho e pintura, inspirados nos grafites do entorno do Parque da Juventude. As produções serão expostas em um varal.
  • Bordado, retalhos e memória (30/03): Relembre memórias sobre o território e borde palavras que as expressem em retalhos de tecido. Os retalhos e as palavras comporão uma memória coletiva.
  • Preparando pra voar (06/04): Construa pipas e troque saberes sobre o território antes e depois da criação do Parque da Juventude. As pipas serão o ponto de partida para diálogos sobre a importância histórica do local.

Intervenções

  • Travessia coletiva: memória e território (26/03): Atravesse o Parque da Juventude, passando pelas ETECs, Biblioteca São Paulo, Mundo do Circo e Museu Penitenciário, percebendo sons, cores e cheiros, e experimentando possibilidades do caminhar e sua relação com a memória.
  • Dia do Pipaço (13/04): Participe da instalação de 111 pipas em memória às vítimas do massacre do Carandiru, ocorrido em 2 de outubro de 1992. O público será convidado a ativar a instalação, pendurando as pipas que ficarão expostas por uma semana.

Serviço

Sobre a Cia. Sobrecéus

A Cia. Sobrecéus é um grupo de teatro com sede no Carandiru que pesquisa e desenvolve ações artísticas que dialogam com a memória e a ocupação do território. A companhia acredita que a arte pode ser um instrumento de transformação social e de construção de novas perspectivas para a comunidade.

marramaqueadmin