Regulamentação de apostas pode aumentar confiança do público nos ‘influencers’ de apostas, diz especialista

A regulamentação do mercado de apostas no Brasil pode aumentar a confiança do público nos influenciadores digitais que fazem publicidade para casas de apostas. Isso porque, atualmente, não há regras específicas para esse tipo de publicidade, o que gera insegurança nos consumidores.
Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, a pedido do Aposta Legal Brasil, mostrou que 67% dos entrevistados não seguem influenciadores desse nicho e não confiam nas recomendações deles para casas de apostas. Apenas 21% disseram confiar nas indicações, com 34% se mantendo neutros.
Apesar disso, o estudo aponta que metade dos entrevistados que apostam escolheram a casa de apostas por indicação de influenciadores digitais. Isso mostra que, mesmo com a desconfiança, os influenciadores ainda têm influência sobre o público.
Para Filipe Senna, sócio do Jantalia Advogados e mestre em Direito de Jogos com enfoque em jogos de fortuna on-line, a falta de credibilidade que atinge os influenciadores pode ser superada a partir de regras específicas de publicidade e de jogo responsável.
“Falta a eles [influencers] e a algumas campanhas de marketing específicas a adoção de políticas de jogo responsável e a definição clara da relação entre o jogador e a plataforma, além da vedação à divulgação do jogo como uma forma de lucratividade e ganho de capital. Daí a necessidade de uma campanha mais assertiva por políticas de jogo responsável, em que se define claramente ao público que essas modalidades são uma forma de entretenimento, e não de lucratividade para o jogador”, aponta.
Senna argumenta que a percepção do público vai melhorar com regras mais concisas, claras e rígidas sobre o jogo responsável, a partir da regulamentação do setor.
Ele também fala que os operadores divulgados pelos influenciadores têm critérios mais definidos sobre o jogo responsável, com uma publicidade concisa, honesta e transparente.
“Vale lembrar que a publicidade envolvendo influenciadores e apostas também deve ser regulamentada a partir dos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional. É interessante que operadores de apostas se utilizem mais de mecanismos de autorregulação aos elementos normativos não só brasileiros, mas internacionais também, em relação a essas campanhas de publicidade para melhorar a percepção do público e aumentar o sucesso do setor no país”, pontua.