Alunos da EJA e CIEJA da cidade de São Paulo lançam livro

Alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) da cidade de São Paulo lançaram o livro “Antologia Literária”. A obra é composta por contos, poesias, acrósticos e narrativas escritos por 128 alunos de quatro escolas.
A ideia de criar o livro surgiu durante a 12ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura de São Paulo, realizada no início deste ano. Durante o evento, os alunos escreveram palavras após ouvir as músicas tocadas pelos Trovadores Urbanos, criando o muro do afeto, que inspirou a criação do livro.
O vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB), idealizador da Semana da Leitura, destaca que os alunos da EJA e do CIEJA têm um universo de histórias de superação, criatividade e emoção. “E agora elas estão inseridas no ‘Antologia Literária'”, afirma.
Entre os autores do livro está Edison da Silva, de 53 anos, que precisou largar os estudos no 7º ano do ensino fundamental por necessidades econômicas. Hoje, ele é um dos alunos da EJA e conta sua história de superação no livro.
Outra autora é Maria Lúcia Vieira Barros, de 63 anos, que migrou de Pernambuco para São Paulo e não conseguiu seguir com os estudos. Hoje, ela busca terminar o segundo grau e depois estudar psicologia.
O livro “Antologia Literária” é um marco na história da educação de jovens e adultos na cidade de São Paulo. Ele mostra que, por meio da educação, é possível transformar vidas e dar voz a pessoas que muitas vezes são esquecidas pela sociedade.
A Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. O CIEJA são unidades educacionais que atendem jovens e adultos em três períodos (manhã, tarde e noite) em até seis turnos diários, articulando em seu projeto pedagógico o Ensino Fundamental e a Qualificação Profissional Inicial em São Paulo.