Pedro Viáfora lança novo single, “Gostar de Alguém”, na Tuneplay

Pedro Viáfora lança novo single, “Gostar de Alguém”, na Tuneplay

O músico Pedro Viáfora, integrante do coletivo 5 a Seco, lança seu novo single, “Gostar de Alguém”, na noite desta quarta-feira (29). A música chega acompanhada por um clipe exclusivamente disponível na plataforma Tuneplay, da TuneTraders.

O lançamento traz consigo uma inovação: antes de ser disponibilizada nos streamings tradicionais, como o YouTube e Spotify, a música chega acompanhada por um clipe exclusivamente disponível na plataforma Tuneplay, da TuneTraders. A partir das 20h do dia 29 de novembro, até 0h01 do dia 08 de dezembro, os fãs poderão assistir em primeira mão o novo trabalho de Viáfora.

“O fã acessa a plataforma, seja via Catarse, nossa parceira, ou diretamente pela Tuneplay, e adquire um dos 10 tokens disponíveis. Ele tem uma hora para assistir ao clipe quantas vezes quiser e compartilhá-lo novamente dentro da própria Tuneplay, atendendo à solicitação de interesse de maior valor de outro fã. Caso opte por não atender à solicitação nesse mercado secundário, o crédito retornará à “prateleira” pelo preço inicial que ele adquiriu. A cada troca entre fãs, o artista recebe 6% do valor envolvido, e o fã fica com o montante remanescente dessa transação”, esclarece Carlos Gayotto, co-fundador da TuneTraders.

Gayotto, que também é músico, roteirista e diretor – e assina a direção do videoclipe de “Gostar de Alguém” -, é o idealizador do projeto. Também à frente da série MINIDocs (TV Cultura e canal Arte 1), é por conhecer o mercado fonográfico que ele aposta neste novo modelo que, segundo explica, visa criar uma economia circular entre os fãs e o próprio artista, em um ecossistema onde a obra é amplamente mais valorizada em comparação às plataformas de streaming convencionais.

“Apesar de plataformas de streaming não divulgarem publicamente qual é o valor pago para o artista a cada vez que sua música é executada, estima-se que a média paga a cada reprodução seja de 0,00397 centavos de dólar. Isto é, a cada mil plays a quantia repassada é de US$ 3,97. Com a Tuneplay, nesse projeto com o Pedro, o valor é de 10 reais por reprodução, com potencial de valer mais quando mudar de mão, a cada troca de crédito entre os fãs. Ou seja, um play na nossa plataforma remunera o artista o equivalente a, no mínimo, 500 plays de Spotify”, revela. “Nossa missão é dar ampla autonomia ao artista e transformar esse cenário. É o fã e o artista colaborando juntos em uma economia circular mais justa. A lógica atual do mercado fonográfico coloca artista e indústria em uma relação nada igualitária”.

Entusiasta do projeto, Pedro Viáfora acredita que a experiência com a Tuneplay pode ser um case de sucesso para o pontapé inicial de uma nova tendência no mercado fonográfico: “Acho que a TuneTraders trouxe uma proposta disruptiva, que não invalida a estratégia de cada artista e nem anula a divulgação da música nas outras plataformas. Chega pra somar, e é uma soma em que o resultado pode ser mais justo para todos”.

marramaqueadmin