FERALKAT lança single e clipe de “Colapso Tropicaos”, que fala de arte e revolução

A cantora, compositora, produtora musical, multi-instrumentista e artista visual Natasha Durski, conhecida pelo projeto The Shorts, lançou nesta sexta-feira (29) o single e clipe de “Colapso Tropicaos”. A faixa é a terceira do novo projeto solo da artista, FERALKAT, e antecede o álbum de estreia, “Corpo no Mundo // Corpo que Habito”, que chega aos ouvidos do público em novembro de 2023.

“Comecei a compor ‘Colapso Tropicaos’ em um momento de turbulência interna e externa. Estávamos na pandemia, vivendo um governo negacionista e genocida, ao passo que internamente eu enfrentava diversas questões pessoais complicadas”, explica Natasha. “Escrever ‘Colapso Tropicaos’ foi uma maneira de, como diz a letra, soltar esse grito que explodia silenciosamente dentro de mim há vários anos, de alguém que desde muito cedo se viu preocupada com as questões sociais, ambientais e políticas, e em dado momento se afastou da luta como ativista política para tentar mudar as coisas através da música. Esse trabalho, portanto, é uma conexão dessa Natasha ativista com a Natasha que vê a música também como um caminho de transformação”, completa.

Em “Colapso Tropicaos”, FERALKAT mantém a atmosfera densa do single anterior, “Existo”, e coloca na letra as dores e frustrações que invadem quando tenta-se lutar por mudanças em um mundo em colapso, mas que mesmo assim não impedem de continuar lutando pelo que acredita-se. A inspiração da música, que começou a ser composta em 2020, vem do sentimento que a artista teve ao ver amigos serem presos durante a época em que participavam do movimento estudantil. De que, não importa o quanto se lute, existe um sistema todo articulado para calar. Junta-se a isso as questões políticas enfrentadas pelo país nos últimos anos, em que experimetou-se uma ascensão mundial da extrema direita. Nesse sentido, a música também faz uma crítica aos governos neoliberais que colaboram para a destruição generalizada do planeta.

O clipe de “Colapso Tropicaos”, dirigido por Fellipe Dantas, Renan Gumiel e Natasha Durski, traz imagens da artista pela cidade colando lambes e pixando muros com as mensagens da música, além de trazer imagens de arquivos que se correlacionam com o mundo em colapso e a luta por uma sociedade melhor.

FERALKAT é um projeto solo de Natasha Durski que se utiliza do hibridismo entre seu trabalho como artista visual e musicista para explorar os lados selvagens de ser. Misturando o eletrônico ao orgânico, o projeto perpassa vertentes musicais como synthwave, dreampop, shoegaze, post punk, sadcore, lofi, noise e synthpop. Explorando tanto temas mais confessionais e intimistas, quanto visões sobre o futuro e a sociedade, FERALKAT oscila entre a densidade e o peso a um clima dançante, passando por experimentações sonoras, samples, e mergulhos sensoriais.

O álbum de estreia de FERALKAT, “Corpo no Mundo // Corpo que Habito”, será lançado em novembro de 2023.