Curta! leva quatro documentários ao Festival do Rio

Filmes revelam a diversidade temática do canal e estreiam em 2024
O Curta!, canal de televisão e plataforma de streaming dedicada a documentários e artes, anuncia a participação de quatro filmes originais na 25ª edição do Festival do Rio, que ocorre entre 5 e 15 de outubro. As obras, que abordam temas como cinema, jornalismo, arte e maternidade, estão divididas em duas mostras: Retratos e O Estado das Coisas.
Na mostra Retratos, o festival apresenta “Dois Sertões”, sobre o cineasta Geraldo Sarno, e “Samuel Wainer”, sobre o jornalista que fundou o jornal Última Hora. Já na mostra O Estado das Coisas, o público poderá conferir “Incompatível com a vida”, de Eliza Capai, que venceu o festival É Tudo Verdade deste ano, e “Mulheres Radicais”, sobre 120 mulheres artistas latino-americanas que foram pioneiras entre 1960 e 1985.
Todas as obras foram viabilizadas com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e têm previsão de estreia no canal em 2024.
Confira as sinopses:
- Dois Sertões, de Caio Resende e Fabiana Leite: A obra e a vida do importante cineasta brasileiro e baiano Geraldo Sarno são intimamente reveladas durante as filmagens da série “Sertão de Dentro” e do longa-metragem “Sertânia”.
- Incompatível Com a Vida, de Eliza Capai: A partir do registro de sua gravidez, a diretora Eliza Capai conversa com outras mulheres que tiveram vivências parecidas com a sua, criando um potente e tocante coral de vozes que refletem sobre temas universais: vida, morte, luto e políticas públicas que nos afetam.
- Mulheres Radicais, de Isabel De Luca e Isabel Nascimento Silva: As diretoras propõem um novo capítulo na História da Arte do Século XX ao promover encontros inéditos entre artistas plásticas latino-americanas que criaram trabalhos pioneiros entre 1960 e 1985.
- Samuel Wainer, de Dario Menezes: O documentário nos brinda com o resgate da história do grande e carismático jornalista, que revolucionou o jeito de se fazer jornalismo no Brasil, no início da década de 1950, ao criar o jornal Última Hora.
Sobre o Grupo Curta!
O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e de humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovou projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual.
O Grupo Curta! conta com quatro janelas de exibição: o canal Curta!, linear, disponível nas principais operadoras de TV paga; o Curta!On, clube de documentários disponível na Claro TV+ e no site curtaon.com.br; o Porta Curtas, primeiro e maior site de catalogação e exibição de curtas-metragens do Brasil; e o CurtaEducação, plataforma de streaming que une educação e entretenimento para promover ciência e cultura por meio do audiovisual.
O Grupo Curta! também promove a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. Os pacotes Curta!On estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.
Para mais informações, acesse o site do Grupo Curta!