Neste Dia das Mães, Artesol celebra potencial da 4ª geração de artesãos de cerâmica do Vale do Jequitinhonha

Neste Dia das Mães, Artesol celebra potencial da 4ª geração de artesãos de cerâmica do Vale do Jequitinhonha

Andreia Andrade, membro da terceira geração de ceramistas do Vale, reconhece talento dos filhos e possibilidade de iniciarem a quarta geração de artesãos

Um dos pontos altos da valorização do artesanato de tradição brasileiro está na importância de o ofício ser ensinado de geração em geração, como é o caso da ceramista e artesã Andreia Andrade, de Santana do Araçuaí, em Minas Gerais, formada em Artes Plásticas, que aprendeu aos 12 anos com sua mãe Glória e sua avó, dona Isabel Mendes, grande mestra de cerâmica do Vale do Jequitinhonha, a arte de criar sua própria narrativa sobre a história do seu lugar e seu povo.

Andreia, que faz parte da terceira geração de artesãos populares da cerâmica no Vale do Jequitinhonha, já consegue enxergar a potência na arte de seu filho mais novo, Mateus, de 7 anos, que adora ajudá-la a pintar suas peças. “Lucas, meu filho mais velho, as vezes me ajuda a preparar o barro, uma parte um pouco mais simples do processo da cerâmica que ele consegue fazer. Mas vejo que o Mateus leva jeito e gosta de ouvir minhas histórias com minha avó Izabel Mendes. Ele modela em um pouco de argila, fazendo miniaturas de bonecos, como um aprendiz, e me ajuda na pintura de algumas das minhas obras. Nos próximos meses o Mateus participará pela primeira vez de uma exposição em Belo Horizonte com toda a família”, conta Andreia orgulhosa.

O aprimoramento da atuação das artesãs no Brasil se deve, principalmente, ao esforço incessante das comunidades e organizações de suporte, tais como a Rede Artesol – uma ONG criada há 25 anos com o propósito de estimular todo o ciclo produtivo artesanal no país. Uma grande parcela das comunidades artesanais apoiadas pela Artesol está situada em regiões com poucas perspectivas de emprego e em localidades afastadas dos núcleos urbanos. A ONG tem como propósito o mapeamento, capacitação e promoção dos artesãos e grupos artesanais brasileiros para o mundo. Para Josiane Masson, diretora executiva da Rede Artesol, “motivar novas gerações a manter vivo o patrimônio do artesanato de tradição, além de valorizar e projetar nacionalmente o trabalho artesanal, mostrando o talento e a criatividade dos artesãos, a diversidade de técnicas e matérias-primas utilizadas, é a nossa missão.”

Desde a infância, Andreia já mostrava aptidão para modelar a argila. Aos 14 anos, ela vendeu sua primeira peça em uma exposição no Rio de Janeiro, onde a produção artesanal era compartilhada com sua família. Ela decidiu seguir os passos da mãe e da avó, tornando-se a terceira geração da família dedicada ao ofício. No entanto, ela foi a primeira a buscar orientação fora do âmbito familiar, mudando-se para Belo Horizonte com o objetivo de estudar artes plásticas na Escola Guignard. Durante sua formação, ela se especializou em pintura e cerâmica e, juntamente com seus colegas, construiu um forno de barro tradicional dos artesãos de Jequitinhonha. Depois de concluir seus estudos, ela lecionou em Portugal e Espanha, mas retornou a Santana do Araçuaí para continuar a tradição local da arte familiar.

Andreia fortaleceu suas raízes ancestrais, buscando aprimorar-se como artista. “Agradeço a Deus pela minha avó-mãe que tem mãos abençoadas e um dom divinal. E o mínimo que posso fazer é agradecer à minha querida avó Izabel e mãe Glória, um pouquinho do que aprendi com ela e que Deus me permita dividir esse aprendizado que me orgulha tanto”, comenta emocionada Andreia, que agora faz ainda mais pelo nome de sua avó Izabel, estimulando o amor, envolvimento e participação de seus filhos para que uma nova geração de artesãos seja formada.

Sobre a Artesol

A Artesol é uma ONG concebida em 1998 cujo objetivo é salvaguardar o artesanato de tradição cultural brasileiro e gerar oportunidades de trabalho e renda para comunidades artesãs de todo o Brasil.

Artesol

Instagram: https://www.instagram.com/artesol_oficial/

Facebook: https://web.facebook.com/ArtesanatoSolidario.Artesol

Twitter: https://twitter.com/artesol

Youtube: https://www.youtube.com/user/ArtesanatoSolidario

marramaqueadmin