7ª edição do Experiências Negras do Instituto Tomie Ohtake aborda Letramento Racial para a Primeira Infância

7ª edição do Experiências Negras do Instituto Tomie Ohtake aborda Letramento Racial para a Primeira Infância

O Instituto Tomie Ohtake apresenta a 7ª edição do programa Experiências Negras, que neste ano tem como tema “Letramento Racial para Formadores das Primeiras Infâncias”. A iniciativa oferece cursos, oficinas e vivências para educadores e interessados em geral, com a participação de especialistas renomados como Kiusam de Oliveira e Gabrielle Nascimento.

O programa se estende de 2024 a 2025 e está estruturado em três eixos principais: Infâncias, Palavra e Imagem. O objetivo é contribuir para a ampliação de ferramentas e conhecimentos que promovam a conscientização e a inclusão no contexto da primeira infância.

Formação para professores da EMEI João Mendonça Falcão

Como parte do eixo Infâncias, o programa teve início em março de 2024 com uma formação específica para os professores da EMEI João Mendonça Falcão, localizada no bairro do Brás, em São Paulo. A escola, premiada na terceira edição do Prêmio Territórios do Instituto Tomie Ohtake, recebe muitos alunos imigrantes, de 11 nacionalidades diferentes. Essa diversidade cultural torna a escola um espaço rico para formação, discussão e trocas de experiências sobre letramento racial, visando aperfeiçoar o acolhimento desse grupo diverso de crianças.

Programação pública

A programação pública do Experiências Negras prevê três atividades em maio, ainda dentro do eixo Infâncias:

  • Encantamentos e Negritudes: Com Gabrielle Nascimento, a atividade examina como a infância das crianças negras tem sido moldada ao longo da história, demonstrando como o racismo e os estereótipos foram utilizados como meios de controle. A educadora e historiadora da arte também propõe a incorporação de elementos artísticos de origem africana e afro-brasileira como forma de mudança de abordagem educativa.
  • Educação antirracista e caminhos para o encantamento: Com Kiusam de Oliveira, a atividade aborda a Lei No 10.639/03, que alterou a Lei no 9.394/96 e estabeleceu a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da Rede de Ensino. A escritora e pedagoga destaca a importância da reflexão sobre o racismo e suas implicações na educação, além de apresentar práticas antirracistas e metodologias negrorreferenciadas.
  • Oficina: Entre Livros e Memórias: Com Juliana Correia, a oficina tem como objetivo inspirar a criação de histórias autorais a partir de reminiscências. A atividade propõe um passeio lúdico por memórias afetivas e escutas de si, utilizando a narração de histórias e jogos como exercícios para potencializar a inventividade e a escrita literária.

Sobre o Experiências Negras

Desde 2018, o Experiências Negras é um espaço privilegiado para o debate sobre a presença e o fazer das pessoas negras dentro das instituições de arte e cultura. O programa tem como objetivo central discutir a diversidade e a luta contra o racismo, com um compromisso inequívoco com a educação antirracista.

Serviço

  • Encantamentos e Negritudes: 04/05/2024 – das 10h às 13h (Gratuito)
  • Educação antirracista e caminhos para o encantamento: 08, 15 e 22/05/2024 – das 19h às 21h (Gratuito)
  • Oficina: Entre Livros e Memórias: 25/05/2024 – das 10h às 17h (Gratuito)
  • Inscrições: https://forms.gle/gkq79ac1zwEAMpd28 (Encantamentos e Negritudes)
  • https://forms.gle/H6uD8frKVi5yd3vM7 (Educação antirracista e caminhos para o encantamento)
  • https://forms.gle/fik6PgkFgQEGTayb6 (Oficina: Entre Livros e Memórias)
  • Local: Instituto Tomie Ohtake (Av. Faria Lima 201, Pinheiros, São Paulo)
  • Mais informações: www.institutotomieohtake.org.br

#ExperiênciasNegras #LetramentoRacial #PrimeiraInfância #InstitutoTomieOhtake

marramaqueadmin