3º Festival Vórtice: Um mergulho no universo da sexualidade na arte contemporânea

A partir do dia 31 de maio, o Edifício Vera, no coração do Centro Histórico de São Paulo, se transforma em palco para a 3ª edição do Festival Vórtice, o maior festival de sexualidade na arte contemporânea do Brasil. Com duração de um mês, o evento promete ser uma imersão no universo da arte erótica, com obras de 100 artistas de todo o país.
Uma plataforma para a expressão sexual
Idealizado pelos artistas Leonardo Maciel e Paulo Cibella, o Festival Vórtice se propõe a ser um espaço inclusivo para a expressão sexual e criativa, desafiando as normas conservadoras e proporcionando visibilidade e legitimidade aos artistas que trabalham com o tema.
“As exposições de arte no Brasil ainda são um pouco caretas se compararmos com outras metrópoles, como Berlim e Nova Iorque. Então, tivemos a ideia de criar um festival de arte que pudesse desafiar as normas conservadoras, proporcionando uma plataforma inclusiva à expressão sexual e criativa”, comenta Paulo Cibella.
100 artistas, 120 obras e seis ambientes
Nesta edição, o festival apresenta trabalhos de 100 artistas brasileiros de diversas regiões do país, com diferentes faixas etárias e gêneros. Predominam artistas iniciantes, emergentes e independentes, sem representação de galerias.
Em um espaço expositivo de 195m², dividido em seis ambientes, o visitante poderá conferir uma seleção de aproximadamente 120 obras, entre pinturas, esculturas, fotografias, bordados, colagens, instalações, gravuras, desenhos digitais, publicações, objetos, videoartes e performances. As obras podem ser adquiridas a partir de R$70,00.
Prêmio para o artista que melhor traduzir a essência do evento
Durante a 3ª edição do Festival Vórtice, o artista que melhor traduzir a essência do evento, a critério da Comissão Curatorial, será premiado com a quantia de R$1.000. Um outro artista, que ganhar mais votos únicos do público visitante, também será premiado com a mesma quantia.
Serviço
- O quê: 3ª edição do Festival Vórtice
- Quando: 31 de maio a 30 de junho de 2024
- Onde: Edifício Vera – Rua Álvares Penteado, nº 87 – 1º andar – Centro Histórico de São Paulo
- Horário: Segunda a sábado, das 10h às 19h
- Classificação etária: 18 anos
- Ingressos: Entrada gratuita com emissão de bilhete via Sympla: http://sympla.com.br/evento/3-festival-vortice/2467094
- Doação: A entrada só será permitida mediante a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado às vítimas do Rio Grande do Sul
- Mais informações: vorticecultural.com | @festivalvortice | @vorticecultural
Palavras-chave: Festival Vórtice, arte contemporânea, sexualidade, erotismo, São Paulo, Edifício Vera, artistas brasileiros, entrada gratuita, doação de alimentos.