Cultura Viva celebra 20 anos

Cultura Viva celebra 20 anos

Ministra Margareth Menezes participa de ato com artistas e autoridades em Salvador

A Política Nacional Cultura Viva (PNCV) completou 20 anos neste sábado (6) com um cortejo pelas ruas do Rio Vermelho, em Salvador, e um ato celebrativo na Casa Rosa. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou das atividades ao lado de artistas, autoridades e representantes de Pontos de Cultura de todo o país.

Cortejo e ato celebrativo

O cortejo, que contou com a participação de afoxés, grupos de samba-reggae e outras manifestações culturais, saiu da Casa Iemanjá e seguiu até a Casa Rosa. No local, cerca de 250 pessoas se reuniram para celebrar os 20 anos da PNCV.

Reconhecimento da cultura de base comunitária

Em seu discurso, a ministra Margareth Menezes destacou a importância da PNCV para a cultura de base comunitária. “É uma política construída por muitas pessoas. A Cultura Viva materializa a conexão entre cultura, educação, desenvolvimento, inclusão social, cidadania como política de cultura abrangente e descentralizada, em rede, em diálogo e escuta com as comunidades, com os territórios e com o povo brasileiro”, afirmou.

Investimentos e fortalecimento da PNCV

A ministra também anunciou investimentos para a PNCV através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). “A PNCV receberá anualmente R$ 388 milhões da PNAB. O recurso será destinado pelo MinC a estados e municípios para investirem em seus territórios”, disse Margareth Menezes.

Diversidade e identidade cultural brasileira

O ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, também participou do evento e ressaltou a importância dos Pontos de Cultura para a diversidade cultural brasileira. “Os Pontos de Cultura são as expressões dessa rica diversidade cultural que nós temos. É preciso fortalecê-la, incentivá-la, valoriza-la”, afirmou.

Programação artística e diálogo com a sociedade civil

O ato deste sábado também contou com uma programação artística e uma reunião da ministra com membros da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC). Na ocasião, a ministra recebeu uma carta com sugestões de ações estratégicas para fortalecer a PNCV nos próximos 20 anos.

Encontro Nacional Cultura Viva

O ato celebrativo fez parte do Encontro Nacional Cultura Viva 20 anos, que aconteceu entre os dias 3 e 6 de julho em Salvador. O evento contou com debates, capacitações e apresentações artísticas, reunindo representantes da rede de Pontos de Cultura de todo o país.

marramaqueadmin