Uma união de opostos em “E de Todas as Coisas Um”

Uma união de opostos em “E de Todas as Coisas Um”

Artista explora a cerâmica em individual na Galeria Mercedes Viegas, com curadoria de Paula Terra-Neale

Jacqueline Belotti, artista e ceramista, apresenta sua individual “E de Todas as Coisas Um” na Galeria Mercedes Viegas, no Horto. A exposição, que abre no dia 6 de julho, reúne 15 cerâmicas e porcelanas, resultado de um processo criativo experimental e inspirado em figuras como Bordalo Pinheiro e Heráclito.

A cerâmica como palco de histórias e contrastes

Belotti molda suas peças manualmente, incorporando elementos díspares e construindo obras que carregam histórias, informações e objetos de diferentes universos. A argila, nas mãos da artista, se transforma em folhagens, rosas, orquídeas, mãos, cabeças, pássaros, peixes, conchas e vegetação marinha, entre outras formas, muitas vezes misturadas a cacos de cerâmica.

A inspiração para essa união de elementos vem do conceito de “harmonia dos contrários”, de Heráclito. Para Belotti, a tensão entre os opostos não é apenas necessária para a existência, mas também para a criação da harmonia e da unidade. A artista incorpora essa visão à sua obra, mostrando que a realidade é em constante transformação e que os opostos são interdependentes.

Uma explosão de cores e formas

A curadora Paula Terra-Neale descreve as obras como “vasos biomórficos de cerâmica em argila e porcelana esmaltados, produzidos desde 2020. O senso de urgência, de iminência da tragédia e de potência de vida transpiram deles”. As peças, únicas e elaboradas com técnica experimental e sofisticação intelectual, apresentam um equilíbrio delicado e conflituoso entre as partes, unindo-se em um todo fluído e contínuo, como na tradição barroca e do rococó, mas com um toque de surrealidade.

Jacqueline Belotti: Uma trajetória de pesquisa e experimentação

Belotti vive e trabalha no Rio de Janeiro e explora justaposições de forma e cor em diversas mídias, incluindo a cerâmica contemporânea. Sua obra investiga os cruzamentos culturais entre Oriente e Ocidente, entre fantasia, ficção e realidade, incluindo a imaginação para recontar a história oficial. A artista já participou de diversas exposições coletivas e individuais no Brasil, Portugal e Londres, e recebeu o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea (2014) e o Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais (2013).

Serviço

E DE TODAS AS COISAS UM – Jacqueline Belotti

Curadoria: Paula Terra-Neale

Abertura: 6 de julho, das 16h às 19h

Visitação: 8 de julho a 9 de agosto de 2024

Galeria Mercedes Viegas

Endereço: Rua Abreu Fialho 5S (sobrado) – Horto

Telefone: (21) 2294-4305

Contatos: www.mercedesvegas.com.br/@galeriamercedesviegas/galeria@mercedesviegas.com.br

Contatos da artista

www.jacquelinebelotti.com/@jacquelinebelotti_artist/jacquelinebelotti@gmail.com

marramaqueadmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *