Parada Preta 2024: “Aquilombar é Cura” em desfile na República

Parada Preta 2024: “Aquilombar é Cura” em desfile na República

Trio elétrico e palco no Largo do Paissandu celebram o orgulho da comunidade negra LGBTQIAPN+ no dia 30 de junho.

A 5ª edição da Parada Preta, organizada pelo Coletivo AMEM em parceria com a Casa 1 e BATEKOO, chega ao seu ápice no dia 30 de junho com um desfile que toma as ruas da região da República, em São Paulo. O trio da Parada Preta percorrerá a Praça da República, Avenida São Luiz e Teatro Municipal, finalizando a programação em um palco montado no Largo do Paissandu.

Com o tema “Aquilombar é Cura”, a Parada Preta celebra a força e a resistência da comunidade negra LGBTQIAPN+, promovendo a saúde, o bem-estar e a cidadania. O evento contará com a participação de artistas como Bixarte, Sodomita, Urias, Erica Malunguinho, artistas da Cultura Ballroom e outras importantes figuras da comunidade.

A iniciativa acontece na semana do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, celebrado em 28 de junho, data que marca o levante de Stonewall em 1969. Ativistas negros como Marsha P. Johnson, Stormé DeLarverie e Miss Major Griffin-Gracy tiveram um papel fundamental na luta por direitos para a comunidade.

A Parada Preta, idealizada em 2017, aborda demandas da comunidade negra, oferecendo educação sobre HIV/AIDS, além de informações sobre sexualidade, gênero, saúde, violência e moradia. O evento promove espaços de reflexão através da arte, ampliando discussões sobre cidadania e direitos humanos.

“A formação da Parada Preta é um destaque importantíssimo na agenda, pois proporciona um espaço vital para o encontro coletivo e o fomento de ideias diversificadas dentro da comunidade negra LGBTQIAPN+ que é de fato plural.”, finaliza Di Almeida, Educador da Casa1.

marramaqueadmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *