Brasileira é finalista em concurso mundial de canto chinês

Brasileira é finalista em concurso mundial de canto chinês

Estudante do Instituto Anelo, de Campinas, é a única não chinesa na final da Copa Cubo da Água de Canto Chinês.

Maria Eduarda Santos Nascimento, a Duda, de 20 anos, é a única brasileira e a única não chinesa na final da Copa Cubo da Água de Canto Chinês, que acontece no domingo, dia 30 de junho, na China. A jovem, que começou a estudar mandarim há apenas dois meses no Instituto Anelo, se destaca por sua dedicação e talento, aprendendo a língua e a cultura chinesa com a professora Jia Sun Costa.

“Não estava esperando esse resultado, fiquei ao mesmo tempo assustada e animada. Tentei aperfeiçoar a pronúncia, trazer uma maior fluência, até porque não havia muito tempo para ensaiar”, conta Duda. A competição, coorganizada pela Beijing Radio and Television Station, Water Cube, Beijing Artists Management Corp Ltd., China Conservatory of Music, Juventude chinesa do Brasil e Centro Cultural da Ásia em São Paulo, visa promover o intercâmbio cultural entre a China e o Brasil.

O Instituto Anelo, que oferece aulas de música gratuitas na periferia de Campinas, teve um papel fundamental na trajetória de Duda. O fundador do instituto, Luccas Soares, conheceu a professora Jia Sun durante um evento do Ano Novo Chinês e, impressionado com seu talento, convidou-a para lecionar canto em mandarim no Anelo.

“Foi muito surreal tudo isso, em dois meses. E os bairros mais carentes do Campo Grande representados pelo esforço desses alunos. Poderiam fazer qualquer coisa, mas resolveram cantar em mandarim, e aprenderam muito bem”, afirma Luccas. “A Duda está desde os oito anos com a gente, e enfrentou um quadro depressivo difícil no início do ano. A chamamos para ter noção do tamanho do talento dela. Foi como se a vida tivesse ganhado.”

marramaqueadmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *