Restauro do Casarão da Sapucaí em BH: Nova etapa de obras

Restauro do Casarão da Sapucaí em BH: Nova etapa de obras

Histórico e importância do Casarão da Sapucaí

Localizado no vibrante bairro Floresta, em Belo Horizonte, o Casarão da Rua Sapucaí, número 383, prepara-se para uma nova fase de restauro. Construído originalmente para ser a sede da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), o imóvel histórico pertence ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Investimento e parceria

A restauração é viabilizada pelo patrocínio exclusivo da VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Somente nesta etapa, serão investidos R$ 2,127 milhões através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O termo de parceria foi assinado na manhã desta quinta-feira (13).

Obras e melhorias previstas

Nesta fase do projeto, a Multicult será responsável por diversas obras, incluindo:

  • Novas instalações elétricas e padrão da Cemig.
  • Projeto luminotécnico do porão e térreo.
  • Tubulação dos banheiros e copas do porão e térreo, com novo padrão da Copasa.
  • Substituição e ampliação do elevador.
  • Pintura e revestimento de ambientes internos.
  • Execução de forros de gesso e recuperação dos forros de madeira.
  • Paisagismo dos jardins e áreas externas.

Primeira etapa do restauro

A primeira fase do restauro, realizada em 2017, contou com um investimento de R$ 883 mil também patrocinado pela VLI. Esta etapa focou na recuperação da fachada do imóvel sob supervisão do Iphan, preservando o valor histórico do Casarão.

Objetivos futuros

Após a conclusão das obras, prevista para o primeiro semestre de 2025, o Casarão será reaberto ao público. A expectativa é que o espaço abrigue o Centro de Memória Ferroviária e se torne um novo ponto de lazer, integrado à revitalização da Rua Sapucaí pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Depoimentos e impacto social

Rute Melo Araújo, diretora de Gente, Inovação e Sustentabilidade da VLI, destaca a importância do projeto para a preservação da memória ferroviária e para Belo Horizonte. Maria Clara Fernandes, gerente de Responsabilidade Social da VLI, ressalta que a restauração é um presente para a capital mineira, enquanto a direção da Multicult enfatiza a gratificação de reintegrar o Casarão à paisagem urbana.

Sobre a VLI e Multicult

A VLI atua na transformação logística do Brasil, integrando serviços em portos, ferrovias e terminais, com destaque em inovação no setor de Transporte e Logística. A Multicult, especializada em eventos e projetos nas áreas de Arquitetura, Cultura e Design, é a responsável pela execução do restauro do Casarão, entre outros projetos notáveis.

marramaqueadmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *