COM CRISTIAN BUDU E ALEXANDER SHELLEY, TV CULTURA EXIBE CONCERTO INÉDITO DA OSESP

COM CRISTIAN BUDU E ALEXANDER SHELLEY, TV CULTURA EXIBE CONCERTO INÉDITO DA OSESP

APRESENTAÇÃO GRAVADA NA SALA SÃO PAULO VAI AO AR NESTE SÁBADO (25/5), A PARTIR DAS 22H30


     ‏
Neste sábado (25/5), a TV Cultura exibe o concerto inédito da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), com regência de Alexandre Shelley e participação do pianista Cristian Budu, considerado um dos músicos de destaque da nova geração, ganhador do programa Prelúdio, da Cultura, em 2014. Gravada na Sala São Paulo, a apresentação conta com Malabares, da paulista Silvia Berg, além de composições de Sergei Prokofiev e Igor Stravinsky. Vai ao ar na faixa Clássicos, a partir das 22h30.
 

Séculos XX e XXI num diálogo de muitas cores – é o que promete esta edição. A começar por Malabares, da compositora paulista Silvia Berg. Depois de viver por mais de 20 anos em Copenhagen, atuando como professora, regente e compositora, Silvia retornou ao Brasil como docente do Departamento de Música da USP em Ribeirão Preto. Malabares foi escrita em 2009 por encomenda da Sinfônica de Ribeirão Preto. A peça é inspirada no lendário palhaço Piolin, nascido nos arredores dessa cidade do interior de São Paulo, e homenageia a vida circense.
 

O concerto segue com Sergei Prokofiev e Igor Stravinsky, compositores russos da primeira metade do século XX que, a partir da década de 1910, atingiram celebridade ao se fixarem em Paris. Em 1911, ainda vivendo na Rússia, Prokofiev escreveu seu Concerto para piano nº 1, altamente virtuosístico e o mais curto dos cinco que compôs. Cristian Budu, exímio pianista brasileiro, apontado por Nelson Freire como seu sucessor, é quem interpreta a obra. Quase ao mesmo tempo que seu conterrâneo, Stravinsky, já estabelecido em Paris, compunha em 1910 uma obra que o tornaria célebre do dia para a noite: o balé O Pássaro de Fogo, baseado numa fábula de seu país de origem e sua primeira colaboração com a companhia dos Balés Russos, que fazia furor em Paris.
 

À frente do programa está o premiado maestro inglês Alexander Shelley, diretor musical da Orquestra do National Arts Center em Ottawa, Canadá, além de regente associado da Royal Philharmonic Orchestra e diretor artístico e musical da Filarmônica de Nápoles.

marramaqueadmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *