Pacato é eleito o 11º melhor restaurante do Brasil

Pacato é eleito o 11º melhor restaurante do Brasil

O restaurante Pacato, em Belo Horizonte, alcançou o 11º lugar na lista dos 100 melhores restaurantes do Brasil pela revista Casual EXAME, sendo o mais bem colocado de Minas Gerais. Com apenas dois anos de funcionamento, a casa já coleciona reconhecimentos da crítica especializada, destacando a cozinha mineira de quintal na alta gastronomia.

Comandado pelo chef Caio Soter, o Pacato se inspira na cozinha de subsistência das fazendas e roças mineiras, com destaque para a tríade de alimentos vegetais, porco e frango. O menu degustação atual se aprofunda em um dos ingredientes mais importantes da culinária mineira: o queijo, trazendo variações de todas as regiões do estado.

O Pacato também foi reconhecido pelo Wellington de porco, servido com purê de abóbora, quiabo tostado e molho de porco, e pelo frango assado do menu “Mesa de Vó”.

“Isso simboliza muita coisa. Alguns anos atrás, quando eu comecei a tentar trazer essa cozinha mineira de quintal pro ambiente da alta gastronomia, havia uma certa resistência do público. Existe uma visão de que algumas dessas comidas, como o frango com quiabo, a gente só come na casa de vó, ou em um restaurante tradicional. E é muito legal ver que existe já essa mudança: frango, porco, no ambiente de alta gastronomia, uma coisa que seria impensável antes do Pacato. Mostramos que esses não são ingredientes menores, nem menos importantes”, comenta Caio Soter, chef e sócio do restaurante.

marramaqueadmin