TV Cultura homenageia Paulo Vanzolini com documentário inédito em seu centenário

TV Cultura homenageia Paulo Vanzolini com documentário inédito em seu centenário

No próximo domingo (28/4), a TV Cultura exibe o documentário inédito “Cobras, Lagartos e Música – 100 Anos de Paulo Vanzolini”, produzido pelo Jornalismo da emissora. O filme conta a trajetória de um dos personagens mais talentosos da nossa história, em duas áreas muito distantes entre si – ciência e música -, que completaria 100 anos no dia 25 de abril de 2024. Considerado um dos grandes expoentes do samba paulista, ao lado de Adoniran Barbosa, Vanzolini é autor do clássico “Ronda”.

O documentário resgata a genialidade de Vanzolini tanto na Zoologia quanto na composição de sambas. Formado em Medicina pela USP, ele obteve doutorado em Zoologia pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, se tornando um dos maiores estudiosos de répteis e lagartos de sua geração. Ampliou a coleção de répteis numa escala de milhares de exemplares, com estudos tão detalhados que alguns dos novos indivíduos passaram a ser identificados com o seu nome. Em inúmeras viagens pela Amazônia, estudou e adaptou a Teoria dos Refúgios, que revolucionou a compreensão da evolução dos vertebrados no Brasil.

No mundo musical, Vanzolini não foi menos produtivo e criativo. Sem saber tocar nenhum instrumento nem ler partituras, foi autor de mais de 70 canções, todas interpretadas por grandes nomes da MPB, como Inezita Barroso, Chico Buarque, Alcione, Beth Carvalho, Carlinhos Vergueiro, Elza Soares e Toquinho.

Com cerca de 60 minutos de duração, o documentário resgata imagens raras, extraídas do rico acervo da TV Cultura e do arquivo pessoal do compositor, alternando a austeridade do ambiente dos laboratórios e museus com a descontração das mesas de bar. Nessa última, Vanzolini, às vezes, contava com a ilustre companhia de um outro grande nome do folclore cultural paulistano: Adoniran Barbosa.

marramaqueadmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *