×

Dori Caymmi e Paulo Cesar Pinheiro lançam a inédita “Prosa e Papo”

Dori Caymmi e Paulo Cesar Pinheiro lançam a inédita “Prosa e Papo”

Nesta sexta-feira (1º), Dori Caymmi e Paulo Cesar Pinheiro lançam a inédita “Prosa e Papo”, single que antecede o lançamento do novo álbum do compositor, cantor e arranjador. A gravação, feita no estúdio da gravadora Biscoito Fino (RJ), tem a participação do MPB-4 nos vocais.

“Prosa e Papo” é da safra mais recente de canções compostas com o poeta e compositor Paulo César Pinheiro, parceiro mais frequente de Dori Caymmi há mais de 5 décadas. “Esse disco começou sob a influência do papai, das coisas que ele dizia pra nós. Uma delas era ‘carrapixo é mato, carrapato é bicho’. Essa frase ficou na minha cabeça desde a minha infância. A partir dela o Paulinho fez ‘Prosa e Papo’, que também vai ser o nome do disco”, conta Dori, filho do meio de Dorival Caymmi.

A relação com o MPB-4 começou quando Dori convidou o quarteto para participar da trilha sonora da novela “Gabriela”, estrelada por Sônia Braga (exibida em 1975, na TV Globo), da qual era um dos arranjadores. “Achava lindo aquele uníssono que eles faziam”. Na década de 1980, Dori Caymmi viria a assinar o arranjo da gravação do MPB-4 para ‘É D’Óxum’ (Gerônimo), outro grande marco na carreira do grupo.

Das 11 canções do álbum “Prosa e Papo”, produzido pelo baixista e arranjador Jorge Helder, 8 são inéditas: além de Paulo César Pinheiro, Roberto Didio divide com Dori a autoria de outras duas canções. Além do MPB-4, o projeto que chega às plataformas em abril reúne convidados como Joyce Moreno, Zé Renato, Renato Braz, João Cavalcanti e Mônica Salmaso (com quem Dori Caymmi dividiu o álbum “Canto Sedutor”, de 2022). “Eu penso sempre no que vai ficar bom pra música, nas vozes que vão casar bem com o que eu estiver fazendo”, finaliza Dori, com a sabedoria de quem já contabiliza 63 anos de música e 80 de vida.

FICHA TÉCNICA

Dori Caymmi – voz e violão
Participação especial – MPB-4
Itamar Assiere – piano
Jorge Helder – contrabaixo
Dirceu Leite – flauta
José Carlos Bigorna – flauta C / G
Jurim Moreira – bateria
Marcelo Costa – percussão

Publicar comentário