Cine Ritz Jardins recebe exibição e debate do documentário “Servidão” sobre a escravidão contemporânea no Brasil

Cine Ritz Jardins recebe exibição e debate do documentário “Servidão” sobre a escravidão contemporânea no Brasil

Evento promovido pelo MPT e TRT-17ª Região busca conscientizar sobre a persistência dessa prática no país

O Cine Ritz Jardins, no Shopping Jardins, em Vitória, será palco de um importante evento sobre a luta contra a escravidão contemporânea no Brasil. Na próxima sexta-feira, dia 1º de março, às 20h30, o documentário “Servidão”, dirigido por Renato Barbieri e Neto Borges, será exibido em uma sessão especial seguida de debate com o diretor e o protagonista do filme, Marinaldo Soares Santos, ex-escravizado em fazendas no Pará.

O objetivo do evento, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17), é conscientizar a sociedade sobre a persistência da escravidão contemporânea no país e mobilizar ações para combatê-la.

Um olhar incisivo sobre uma realidade cruel

“Servidão” é um documentário engajado que lança um olhar incisivo sobre a escravidão contemporânea no Brasil, desafiando a ideia de que a Lei Áurea, assinada em 1888, encerrou de fato esse capítulo sombrio da história do país. Atualmente, estima-se que cerca de 369 mil brasileiros vivam em condições de trabalho análogo à escravidão.

O filme apresenta depoimentos contundentes de abolicionistas modernos e trabalhadores rurais que foram vítimas da escravidão contemporânea, proporcionando uma visão comovente dessa realidade muitas vezes invisível. Com um elenco de peso, incluindo nomes como Negra Li, Dodô Azevedo e Kailash Satyarthi, “Servidão” oferece uma narrativa que expõe as injustiças e convoca a sociedade à ação.

Debate com o diretor e protagonista do filme

Após a exibição do documentário, um debate reunirá o diretor Renato Barbieri e o protagonista Marinaldo Soares Santos para discutir os desafios da luta contra a escravidão contemporânea no Brasil. O debate será mediado pela procuradora do Trabalho Fernanda Marinoni e pelo juiz do Trabalho Rodrigo Trindade.

Participação e inscrições

O evento é aberto ao público, com vagas limitadas. Interessados em participar devem se inscrever através do Formulário de Inscrição. As vagas remanescentes serão reservadas para membros do MPT, magistrados do TRT-17, auditores-fiscais do Trabalho, imprensa, representantes da Comissão Pastoral da Terra e autoridades de outros órgãos públicos.

Um compromisso com a erradicação da escravidão

A exibição e debate do documentário “Servidão” fazem parte de um conjunto de ações do MPT e do TRT-17 no combate à escravidão contemporânea. O MPT atua na investigação e punição dos responsáveis por essa prática, enquanto o TRT-17 julga as ações trabalhistas movidas pelos trabalhadores vítimas.

Dados alarmantes e um chamado à ação

De acordo com o Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas, entre 1997 e 2023, o Espírito Santo foi palco de diversos casos de trabalho análogo à escravidão, principalmente nos setores de cultivo de café (57%), cana-de-açúcar (30,8%) e construção civil (4,88%).

A maioria das vítimas são pessoas pardas (71,1%), analfabetas e do sexo masculino.

O evento “Exibição e debate do Documentário “Servidão”” é um convite à reflexão e à ação para a erradicação da escravidão contemporânea no Brasil. A participação do público é fundamental para fortalecer a luta por um país mais justo e igualitário.

Serviço

marramaqueadmin