×

A Importância do Tempo no Cinema Brasileiro: Uma Reflexão por Kleber Mendonça Filho

A Importância do Tempo no Cinema Brasileiro: Uma Reflexão por Kleber Mendonça Filho

A Artesania do Tempo no Cinema de Kleber Mendonça Filho

Kleber Mendonça Filho, renomado cineasta pernambucano, compartilhou insights valiosos durante a mesa temática “Quais as formas do tempo no cinema brasileiro contemporâneo?” na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Independentemente do orçamento, seja em produções caseiras ou projetos mais robustos como “Bacurau,” Mendonça Filho enfatiza a natureza artesanal de seu cinema.

“O tempo, para mim, é tão importante quanto o som na hora de pensar o filme que eu vou fazer,” revela o cineasta. Ele destaca que, em sua filmografia, é em “Retratos Fantasmas” (2023) que identifica de maneira mais intensa a presença do tempo como elemento constitutivo da matéria fílmica.

Uma Homenagem ao Tempo: “Cabra Marcado para Morrer”

Ao citar “Cabra Marcado para Morrer” (1984) de Eduardo Coutinho, Mendonça Filho destaca esse documentário como um dos maiores tratados sobre o tempo no cinema brasileiro. O filme teve seu tempo próprio para existir, interrompido em 1964 devido ao golpe militar e retomado duas décadas depois como autorreflexão.

Tempo na Produção e Políticas Públicas

A mesa de debate abordou o tempo não apenas na criação cinematográfica, mas também nas políticas públicas. A pesquisadora Lia Bahia critica a pressa e agilidade exigidas na análise de projetos audiovisuais, alertando para um futuro menos pragmático e acelerado.

O Tempo e as Plataformas de Streaming

Luiz Carlos Oliveira Jr., pesquisador, destaca como o tempo afeta a relação de consumo nas plataformas de streaming. Ele alerta para a voracidade dessas plataformas em oferecer catálogos e filmes esteticamente vazios, criando uma espécie de ‘plantation’ cultural.

Sobre a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Plataforma de Lançamento do Cinema Brasileiro

A Mostra de Cinema de Tiradentes, em sua 27ª edição, destaca-se como o maior evento do cinema brasileiro contemporâneo. Realizado de 19 a 27 de janeiro de 2024, tanto online quanto presencial, o evento apresenta, exibe e debate inovações na produção audiovisual brasileira.

Com 145 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, a mostra promove seminários, debates, oficinas e atrações artísticas, garantindo uma programação rica e abrangente. Para mais informações, acesse www.mostratiradentes.com.br.

Apoie o Cinema Sem Fronteiras 2024

Participe da Campanha #EufaçoaMostra e acompanhe as novidades:

  • Web: mostratiradentes.com.br
  • Instagram: @universoproducao
  • Youtube: Universo Produção
  • Twitter: @universoprod
  • Facebook: mostratiradentes / universoproducao
  • LinkedIn: universo-producao

Serviço

27ª Mostra de Cinema de Tiradentes | 19 a 27 de janeiro de 2024 | Programação Gratuita

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Lei Estadual de Incentivo à Cultura

Patrocínio: CBMM, AYMORÉ, ITAÚ, CIMENTO NACIONAL, CSN, ANCINE, CEMIG, COPASA/GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural e Educacional: FECOMÉRCIO MG SENAC SESC, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA

Parceria Cultural: Spcine|Prefeitura de São Paulo

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, TECNOGERA, CONECTA, CAFÉ 3 CORAÇÕES, EMBAIXADA DA FRANÇA NO BRASIL, INSTITUTO GOETHE, CTAV, CANAL BRASIL, CANAL LIKE, MISTIKA, FESTIVAL DE MÁLAGA, O2 PLAY, NAYMOVIE, DOT, THE END.

Idealização e Realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

Secretaria de Estado de Cultura e Turismo | Governo de Minas Gerais

Ministério da Cultura – Governo Federal | União e Reconstrução

Publicar comentário