×

Madeira engenheirada: a nova tendência sustentável na construção civil

Madeira engenheirada: a nova tendência sustentável na construção civil

Documentário da TV Cultura explora as vantagens da tecnologia

A TV Cultura exibe neste domingo (21), às 16h, o documentário inédito “Madeira Engenheirada – O Novo Rumo da Construção Civil”. O filme investiga a nova tendência na construção civil, que busca alternativas para substituir as matérias-primas convencionais, como o cimento e o aço, pela madeira renovável.

O setor imobiliário é responsável por 42% das emissões de carbono e pelo efeito estufa. Em Londres, arquitetos conseguem construir prédios com apenas 20% do peso que teriam se fossem feitos com concreto e aço, com uma tecnologia que já chegou no Brasil: a “Madeira Engenheirada”.

A madeira engenheirada é produzida a partir de lamelas de madeira prensadas e coladas, criando um material de alta resistência e durabilidade. É uma opção mais sustentável que o concreto e o aço, pois é renovável e absorve CO2 da atmosfera.

O documentário da TV Cultura visita uma fábrica de Suzano, na região metropolitana de São Paulo, para acompanhar todas as etapas de produção da madeira engenheirada. Também mostra exemplos de sua utilização em prédios residenciais e comerciais no Brasil e na Europa.

Entre os entrevistados, estão especialistas em construção civil, arquitetos e empresários que apostam na madeira engenheirada como uma solução para a sustentabilidade da construção civil.

“Madeira Engenheirada – O Novo Rumo da Construção Civil” é uma produção do Departamento de Jornalismo da TV Cultura, com reportagem e apresentação de Leão Serva, correspondente em Londres e Diretor Internacional de Jornalismo da emissora.

Publicar comentário