Tapete Literário comemora o Mês das Crianças com edição em homenagem a Monteiro Lobato

Tapete Literário comemora o Mês das Crianças com edição em homenagem a Monteiro Lobato

Projeto contemplado no edital “Literatura resiste RJ” leva literatura para a garotada de Duque de Caxias e Belford Roxo

O Tapete Literário, projeto que incentiva a leitura, democratizando e divulgando a literatura, vai comemorar o Mês das Crianças com uma edição especial em homenagem ao escritor Monteiro Lobato. O evento gratuito acontece no dia 28 de outubro, sábado, em Duque de Caxias, com duas apresentações: às 9h na Praça da Figueira e às 15h na Praça da Cancela.

O Tapete Literário firmou parceria com a Cia Arte & Vida, que participará com artistas vestidos de Emília e Visconde de Sabugosa, dois famosos personagens de Monteiro Lobato, contando histórias para a garotada em atividades com três horas de duração. Além de viajarem nas aventuras dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, as crianças vão ganhar livros e participar de várias atividades lúdicas educativas.

“Também teremos livros em Braille em nosso tapete, possibilitando o acesso à leitura para pessoas com deficiência visual ou com baixa visão”, explica Fernando Trajano, idealizador do projeto.

O Tapete Literário surgiu em agosto de 2015, realizando suas ações de forma itinerante em praças, bibliotecas, escolas e creches, tendo sempre contação de história, distribuição gratuita de livros e atividades de arte educação com seu público. “Desde então, defendemos a literatura como Direitos Humanos. Fazemos parte do grupo de trabalho de construção do Plano Municipal do Livro Leitura literatura e das bibliotecas comunitárias de Duque de Caxias, e participamos da Rede Nacional das Bibliotecas Comunitárias”, acrescenta Trajano.

A leitura é fundamental para a construção de sociedades democráticas, baseadas na diversidade, na pluralidade e no exercício da cidadania. Tanto que Fernando Trajano ressalta que saber ler e escrever é um direito de todos, pois oferece condições necessárias para exercício dos direitos civis, para uma vida digna e uma sociedade mais justa.

“O Tapete Literário foi criado para que, junto com outros espaços públicos e bibliotecas comunitárias, pudéssemos estar presentes em bairros pobres e carentes, levando o livro e a leitura como protagonistas de mudanças sociais. Por meio da contação de histórias, despertamos nas crianças o gosto pela leitura e pela escrita, a imaginação, a escuta ativa e os pensamentos lógicos”, pontua Fernando Trajano.

Serviço

Tapete Literário – Edição Monteiro Lobato

Dia 28 de outubro –sábado – Duque de Caxias

  • 9h às 12h – Praça da Figueira – Estrada Velha do Pilar 473 – Figueira -Duque de Caxias
  • 15h às 18h – Praça da Cancela: Av. Marquês de Baependi, Jardim Primavera, Duque de Caxias

Em caso de chuva, o evento fica transferido para outra data a ser divulgada nas redes: https://www.instagram.com/tapete.literario

marramaqueadmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *