×

5 dicas para criar uma rotina de leitura e atingir as metas de 2023

5 dicas para criar uma rotina de leitura e atingir as metas de 2023

Não atingiu as metas de leitura do ano? Daniel Moraes, especialista em marketing do Grupo IBEP e dono do @irmaoslivreiros, dá 5 dicas para te ajudar a engajar de uma vez por todas no hábito da leitura.

O hábito da leitura é um dos mais importantes que uma pessoa pode desenvolver. Além de ser uma fonte de entretenimento, a leitura pode contribuir para o desenvolvimento do vocabulário, da criatividade e da compreensão do mundo.

Para quem não atingiu as metas de leitura do ano, ainda dá tempo de inserir o hábito na rotina. Daniel Moraes, especialista em marketing do Grupo IBEP e dono do @irmaoslivreiros, separou 5 dicas para te ajudar a salvar sua meta de leitura do ano e ficar muito engajado no hábito.

Comece devagar

Não adianta querer tirar o atraso das leituras de forma brusca e repentina. Comece a rotina por aquele livro mais leve, curto, ou que trata um assunto que você já é bastante familiarizado. Se você optar por obras de conteúdo denso ou um calhamaço, pode acabar ficando desmotivado e não dar sequência à nova meta.

Opte por gêneros e obras que vai curtir

É muito melhor que você comece a rotina de leitura por obras que te trarão um sentimento de prazer ao ler. Por isso, além de começar devagar, o ideal é investir naqueles temas que têm tudo a ver com o que você tem mais curiosidade de saber sobre, e os assuntos do entretenimento que mais te despertam interesse.

Faça cronogramas e metas

Separe horários específicos do seu dia para engatar exclusivamente na leitura. Isso vai te ajudar a ter foco nessa nova rotina, além de criar um hábito que vai te acompanhar nos próximos meses. Também é interessante elaborar metas de leitura, que casem com seu ritmo de funcionamento. Isso pode acontecer em relação ao tempo dedicado a um livro, ou até o número de páginas que você quer ler num dia, ou período de tempo.

Leia com amigos

Entrar nessa com outras pessoas pode te ajudar a ficar motivado e não sair da rotina. Convidar amigos para ter a mesma meta pode ser um incentivo tanto para você, quanto para eles. Hoje em dia, existem muitos clubes de leitura espalhados pelas redes sociais e, por lá, rolam metas de livros, discussões sobre obras diversas e momentos de leitura conjunta. Você pode participar de um ou montar o seu próprio com colegas!

Tenha seu próprio ritual

Uma coisa para deixar o momento de leitura mais prazeroso e, consequentemente motivador, é ter seu próprio ritual para o momento. Tem gente que tem ritual para antes de dormir, gente que tem ritual para ir na academia, e gente que tem um para ler!

Você pode ter um cantinho da leitura na sua casa, separar um copo de água, chá ou a bebida que preferir para relaxar nesse momento, ligar uma música ambiente – se isso funcionar para você – acender um incenso e voilà, deixar tudo fluir.

Conclusão

O importante é lembrar que a leitura deve ser vista como um hábito prazeroso priorizando o seu bem-estar e principalmente, seu ritmo, não queira ficar se comparando com outros leitores, cada um tem o seu.

Publicar comentário