×

RÁDIO CULTURA ESTREIA O PODCAST “EXPLORADORAS: MULHERES PELO MUNDO” 

RÁDIO CULTURA ESTREIA O PODCAST “EXPLORADORAS: MULHERES PELO MUNDO” 

A CADA SEMANA, UMA MULHER EMPODERADA É ENTREVISTA PELA JORNALISTA ADRIANA MABILIA
 
 

A Rádio Cultura FM (103,3) estreia um novo podcast nesta segunda-feira (24/4). “Exploradoras: mulheres pelo mundo” entrevista e conta histórias reais de mulheres que cruzaram fronteiras e furaram bolhas sociais, profissionais e culturais. Exploradoras é com elas e sobre elas. Mulheres que vão atrás de histórias, de conhecimento, de culturas diversas, de povos distantes.

Com duração entre 20 e 30 minutos, a atração traz como entrevistadas jornalistas, atletas, chefes de cozinha, arqueólogas, velejadoras, enfermeiras, advogadas dos Direitos Humanos, professoras, diplomatas. São mulheres que calçaram chuteiras sem dar bola para estereótipos, enfrentaram tempestades no deserto e no oceano, deram a volta ao mundo, vestiram o dólmã e reocuparam a cozinha, sobreviveram a tiros e bombas para dar a notícia e que no dia a dia, de passo em passo, com gentileza, estão cuidando, avançando e conquistando.

O podcast semanal Exploradoras faz também uma viagem ao passado e reencontra as pioneiras, as mulheres que abriram portas e caminhos para os direitos e espaços jamais ocupados por elas. Há pouco mais de 100 ou 150 anos, as mulheres tinham que se vestir de homem para entrar num navio oficial, usavam pseudônimos masculinos para publicar um livro, eram proibidas de votar e de dar o sobrenome aos filhos.
 

Estará disponível sempre às segundas-feiras, nos principais agregadores de podcasts e no portal da Rádio Cultura
 

Episódio de estreia

Nesta primeira edição, Exploradoras entrevista a velejadora Heloisa Schurmann, que há quase 40 anos, vive entre o mar e a terra. sempre junto à família, o marido e os filhos. Uma escolha totalmente fora do padrão que deu a Heloisa a oportunidade de conhecer outras maneiras de viver tão ou mais diferentes ainda. Além disso, em duas voltas ao mundo, a velejadora brasileira entendeu o valor dos oceanos que ocupam mais de 60% do planeta Terra.

Exploradoras: Mulheres Pelo Mundo

Idealização, roteiro e apresentação: Adriana Mabilia

Estreia: 24 de abril

Periodicidade: semanal, às segundas-feiras

Disponível nos principais agregadores de podcasts e no portal da Rádio Cultura

Formato e duração: entrevistas e reportagens com 20 a 30 minutos


Adriana Mabilia, idealizadora do projeto

Roteirista e apresentadora do podcast Exploradoras, a jornalista Adriana Mabilia escreveu o livro “Viagem à Palestina, prisão a céu aberto”, publicado no Brasil e em Portugal; produziu o documentário “Seu lixo, minha grana”, sobre o trabalho dos catadores de recicláveis; e é a única repórter brasileira a entrevistar com exclusividade um secretário-geral das Nações Unidas, o atual António Guterres.
 

Com 24 anos de profissão e mestre em Governança Global e Implementação de Políticas Globais, é atualmente editora internacional da TV Cultura, no Jornal da Tarde e no Programa Legião Estrangeira. Na Cultura FM, às sextas-feiras, no programa “De Volta ‘pra’ Casa”, resume e analisa os principais acontecimentos no mundo.

Ao longo da carreira, buscou conhecer lugares desafiadores ao serem retratados numa reportagem, como Iraque, Curdistão, Israel, Palestina, Jordânia e Cuba.
 

No Oriente Médio, em áreas de conflito como Mossul, foi a campos de refugiados com a Agências de Refugiados da ONU, a Organização Médicos Sem Fronteiras e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Foi 12 vezes a Cuba, de 2011 a 2017, conversou com dezenas de cidadãos comuns, idosos que participaram da Revolução, e a sobrinha de Fidel Castro Mariela Castro.
 

Publicar comentário