PALESTRA NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS ABORDA AS ORIGENS DA INSTITUIÇÃO E A HISTÓRIA DE SEUS FUNDADORES

PALESTRA NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS ABORDA AS ORIGENS DA INSTITUIÇÃO E A HISTÓRIA DE SEUS FUNDADORES

PROFESSORA CECY BARBOSA CAMPOS FALA SOBRE O ASSUNTO NO DIA 06 DE ABRIL NO CANAL DE YOUTUBE DA AML

Como e em que cenário surgiu a Academia Mineira de Letras? O público terá a oportunidade de conhecer as curiosidades e fatos históricos na palestra “Origens da AML e seus fundadores”, apresentada pela professora Cecy Barbosa Campos. O encontro online acontece a partir das 11h do dia 6 de abril pelo canal do YouTube da Academia Mineira de Letras.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e trezentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG.

Após a criação da Academia Brasileira de Letras, intelectuais de Juiz de Fora, empolgados com o fato e contaminados pela efervescência cultural da cidade, entusiasmaram-se e sentiram a necessidade de fundar, no interior mineiro, uma academia de letras nos moldes da que fora criada no Rio de Janeiro.

Depois de alguns anos, foi decidida a mudança para Belo Horizonte. Outras academias de letras foram criadas em Juiz de Fora sendo a mais antiga a Academia Juiz-forana de Letras, que completa 40 anos.

Sobre a palestrante:

Cecy Barbosa Campos é natural de Juiz de Fora, MG. Bacharel em Direito, licenciada em Letras (Inglês), Mestre em Teoria Literária – pela UFJF, de onde é professora aposentada. Atualmente é escritora, palestrante, membro de academias de letras no Brasil e no exterior, presidente da Academia Juiz-forana de Letras. Tem premiações na UBE, ABRAMES, AJEB, etc. As últimas, de 2022, foram ensaios classificados em 1° lugar na Academia luso-brasileira/RJ (A música na Semana de Arte Moderna), na ABRAMES/RJ (Solano Trindade: o poeta do povo) e na AJEB/RJ (A mulher na Independência do Brasil).

SERVIÇO:

Academia Mineira de Letras

Palestra online “Origens da AML e seus fundadores”, com Cecy Barbosa Campos

Data: 6 de abril, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras 

Instituto Unimed-BH

O Instituto Unimed-BH completa 20 anos em 2023. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou mais de R$ 170 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 9,3 mil postos de trabalho foram gerados e 1,6 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.  

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.
A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.
Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

marramaqueadmin