LONGA-METRAGEM BOLIVIANO ‘LOS DE ABAJO’, CO-PRODUZIDO PELA MYMAMA ENTERTAINMENT, ESTREIA EM FESTIVAL NA ARGENTINA

LONGA-METRAGEM BOLIVIANO ‘LOS DE ABAJO’, CO-PRODUZIDO PELA MYMAMA ENTERTAINMENT, ESTREIA EM FESTIVAL NA ARGENTINA

Dirigido por Alejandro Quiroga, filme integra a Competição Internacional do Festival Internacional de Cinema de Mar Del Plata

A MyMama Entertainment fortalece sua presença e suporte ao mercado audiovisual latino-americano com a produção do longa-metragem ‘Los de Abajo’, da Bolívia, cuja estreia ocorrerá no 37º Festival Internacional de Cinema de Mar Del Plata, na Argentina, entre os dias 03 e 13 de novembro. 

Com o ator argentino César Bordón no elenco, a obra, que tem direção e roteiro do boliviano Alejando Quiroga, narra a história de Gregorio, um camponês que busca salvar sua lavoura reavendo o acesso de sua propriedade à água, após desvios realizados por um latifundiário vizinho. O filme explora a fragilidade dos povos originários e a simbiose entre o poder econômico, a política e o tecido social, que pode promover o ostracismo daqueles que antagonizam o projeto hegemônico dos detentores do capital. 

“É uma honra ter produzido esse filme 100% latino-americano, principalmente em um momento tão delicado como este. Ainda mais por ser uma produção majoritária boliviana, mercado onde tínhamos muito interesse em conhecer e fomentar. O filme também trata de um assunto importante para nós brasileiros, que é o desvio de água onde vivem comunidades ancestrais, como os indígenas, fazendo com que esses povos sejam expulsos do seu lugar. Nosso último lançamento, ‘Fogaréu’, também aborda esse assunto, que estreou e ganhou prêmio em Berlim e passou por grandes festivais, Mostra de SP, Festival do Rio, Edinburgh, Huelva, Cuba, FICG, entre outros. ‘Los de Abajo’, é um filme sensível, com lindos planos, que aborda questões que considero essenciais: história, família, resiliência e disputa de poder. É sempre um grande prazer conseguir possibilitar que novos talentos possam ser ouvidos, de todos os lugares, em especial os países que são nossos vizinhos na América Latina”, afirma Mayra Faour Auad, CEO da MyMama Entertainment. 

“Los de Abajo é um drama de faroeste ambientado nos vales localizados no sopé da Cordilheira dos Andes em seu caminho por Tarija, no sul da Bolívia, locais onde uma produção cinematográfica dessa magnitude nunca foi filmada antes. O epicentro da gravação será a cidade de Rosillas, que na estação seca favorece um cenário selvagem com cores próprias de um western. É aqui que fica a fazenda El Saire, de propriedade de meu avô, Santiago Quiroga, onde ainda moram meus tios Juana e Arnildo, que honro com seus nomes no filme, são os únicos camponeses da minha família que inspiraram o roteiro. Não é um filme biográfico, mas é um filme pessoal. É um filme que, entre outras coisas, irá expor questões como a migração do ponto de vista da pessoa que decidiu ficar, da luta pela água, elemento essencial do ser humano, da reivindicação de pessoas com desejo de melhorar e que têm que enfrentar o poder socioeconômico da elite e a corrupção de seus representantes no governo. Tudo isso em um ambiente social rural que caiu em conformidade”, explica Alejandro Quiroga, diretor do filme. 

‘Los de Abajo’ é uma co-produção entre a Empatia Cinema, da Bolívia; MyMama Entertainment, do Brasil; Río Azul, da Argentina; e Chirimoya Films da Colômbia.

Exibições no Festival Internacional de Mar Del Plata

Segunda, 7/11, 09:00 hs., Teatro Auditorium (Sala Astor Piazzolla)

Segunda, 7/11, 19:30 hs., Teatro Auditorium (Sala Astor Piazzolla)

Terça, 8/11, 13:30 hs., Cinema Los Gallegos (Sala Cinema 1)

Ficha técnica

Direção e roteiro Alejandro Quiroga

Produtor Álvaro Olmos

Co-produção Alexandra Yepes, Mayra Faour Auad, Francisco Paparella

Produtores Associados Federico Moreira, Fernando Arze, Diego Robaldo

Produtores Executivos Melanie Michel, Álvaro Olmos Torrico, Francisco Paparella, Alexandre Quiroga

Elenco Fernando Arze, César Bordon, Sônia Parada, Louis Bredow, Inácio Ruiz, José Acosta, Thereza Barriga

Direção de Fotografia Diego Robaldo

1º Assistente de Câmara Sebastian Arzeno

2º Assistente de Câmera Leonardo Colunga

3º Assistente de Câmera Jorge Guzmán Campero

Assistente de direção Matías Sasías Martínez

Diretor de arte Ivan J. Siacara

Diretor de som Federico Moreira

Montagem Juan Pablo Di Bitonto

Cenógrafo Cesar Mamani

Produção Artística Luciana Forti Zamora

Figurino Kass Balcazar

Maquiador Stef Arias Chubarieva

Som Direto Luis A. Villagomez

Microfonista Andrés Gabriel Lijeron

Design Gráfico Andy Moushon

Gerente de Produção Mel Michel

Assistência de produção Helga Delgadillo, Martina Meyer

Segundo Assistente de Produção Flor Brocchi

Continuidade Paula Ramirez

DIT Gualberto Spechi

Gaffer Walter Acho

Cozinheiro Abimael Mogro

Segurança José Carlos Torrez Bismar Frances

Duração 83 minutos

Câmera Arri Alexa

Lentes Cooke S3

DCP 2k

Sobre a MyMama Entertainment

Duas vezes VENCEDORA DO EMMY INTERNACIONAL (com “HACK THE CITY” e “NOSSO SANGUE, NOSSO CORPO”), a MYMAMA ENTERTAINMENT é uma produtora reconhecida internacionalmente, que mantém seu foco no desenvolvimento, gestão de talentos e ideias. À frente da produtora estão as sócias fundadoras GABRIELLE AUAD e MAYRA FAOUR AUAD. 

Entre suas últimas produções estão os longas-metragens “MEDUSA” (Anita Rocha da Silveira), SELEÇÃO OFICIAL NA QUINZENA DOS REALIZADORES – CANNES 2021, “FOGARÉU” (Flávia Neves), em coprodução com a francesa Nathalie Mesuret e a brasileira Vânia Catani, PREMIADO NO FESTIVAL DE CINEMA DE BERLIM 2022 – PANORAMA e “ODILÓN, RÉU DE SI MESMO” que estreou exclusivamente na HBOMAX em fevereiro de 2022.

A empresa está atualmente produzindo a minissérie baseada na vida de RONNIE BIGGS, produzida com Ilda Santiago, escrita por John Richards e dirigida por Vicente Amorim. Nos EUA, MAYRA FAOUR AUAD é sócia e executiva da Passage Pictures, que produziu o último filme do aclamado diretor NOAH BAUMBACH (“Marriage Story” e “Frances Ha”), “WHITE NOISE”, para a NETFLIX, filme de Abertura no Festival de Veneza 2022 com Adam Driver e Greta Gerwig.

Os filmes da MYMAMA foram premiados nos principais festivais de cinema, como CANNES, QUINZENA DOS REALIZADORES, TIFF, SUNDANCE, SXSW, BERLINALE, GRAMADO INTERNATIONAL FILM FESTIVAL, RIO INTERNATIONAL FILM FESTIVAL, entre outros.

Sobre Alejandro Quiroga

Alejandro Quiroga nasceu na Bolívia. É roteirista, diretor de fotografia e diretor. Estudou Comunicação Social na UCB. Seus trabalhos anteriores, Malditos gato (2013) e Ginger’s Paradise (2020), foram apresentados em inúmeros festivais internacionais. Atualmente está na pós-produção de seu Documentário “Promesantes” e no desenvolvimento da ficção ” El suegro de mi novio e é co-roteirista da série “Timecode”.

marramaqueadmin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *