×

Fabiane Pereira recebe Xenia França no Papo de Música em entrevista sobre inspirações e apego à sonoridade baiana

Fabiane Pereira recebe Xenia França no Papo de Música em entrevista sobre inspirações e apego à sonoridade baiana

Cantora fala de referências, autocuidado e do homenageado da temporada do programa, Letieres Leite

Quando era pequena, Xenia França prestava atenção tanto nas músicas quanto no silêncio que atravessavam a vida dela em Camaçari, polo industrial da Bahia. Ao se tornar cantora, ela trouxe esses elementos e outras referências artísticas, como Olodum, Gilberto Gil e Fafá de Belém, para enriquecer o próprio trabalho. E é por esses temas que Xenia navega na entrevista com a jornalista e apresentadora Fabiane Pereira em mais um episódio da temporada 2022 do Papo de Música, que, neste ano, homenageia o maestro baiano Letieres Leite, criador da Orkestra Rumpilezz. 

Xenia França, que fez parte do grupo Aláfia e lançou neste ano o segundo álbum solo, Em Nome da Estrela, conta a Fabi sobre como Letieres foi um mestre para ela, guiando seu entendimento sobre a musicalidade que poderia expressar para o mundo. “Existe uma Xenia antes e depois de Letieres. Ele abriu um portal inacreditável nas nossas cabeças, principalmente em mim, por ter nascido na Bahia e ter essa sonoridade enraizada”, diz a cantora, no papo que chegou ao canal Papo de Música, no YouTube, no último dia 18 de outubro (assista aqui). Na entrevista, Xenia retoma nomes que fazem parte de uma “ancestralidade mais recente” que a inspira, como Gilberto Gil e Djavan, e traça o caminho que fez com que ela se sentisse referência em seus próprios trabalhos autorais.

“Meu primeiro álbum (Xenia, de 2017) se tornou minha referência para o segundo. E fazer disco é tudo que você vive, os livros que leu, as conversas longas que teve com os amigos, o que viu, o silêncio que se proporcionou. Isso tudo acaba virando trabalho. O Em Nome da Estrela foi um processo alquímico, junto com os produtores Pipo Pegoraro e Lourenço Rebetez, para se divertir. Foi produzido durante a pandemia, quando veio minha curiosidade a respeito de tecnologia, ciência e inteligência da natureza. Ele traz minhas impressões do mundo, e eu precisava me ver e deixar essa Xenia aparecer mais”, detalha a cantora. 

Nesta quarta temporada do Papo de Música, todas as entrevistas de Fabiane Pereira são com artistas negros. Os próximos episódios são com DjavanHyldonLuedji LunaLeci BrandãoRusso PassapussoJup do BairroTeresa Cristina e MC Tha. As conversas que já foram ao ar estão disponíveis no canal de YouTube: acompanhe o papo com Alaíde Costa (assista aqui), Jorge Aragão (assista aqui), Martinho da Vila (assista aqui), Sandra de Sá (assista aqui), Chico Brown (assista aqui) e Liniker (assista aqui). Todo domingo um episódio novo vai ao ar, às 7h, na rede Novabrasil FM. Já às segundas, as entrevistas ganham as plataformas de streaming de áudio no formato podcast no perfil da Novabrasil FM e às terças, ao meio-dia, um registro audiovisual da conversa entra com exclusividade no canal Papo de Música.

Assista ao sétimo episódio do quadro do Papo de Música para a Rádio Novabrasil FM aqui

Acompanhe o canal Papo de Música aqui:
Instagram: www.instagram.com/canalpapodemusica 
Instagram: www.instagram.com/afabianepereira 

Publicar comentário