×

<strong>NABILA</strong>

NABILA

“Quem são as mulheres que habitam você?”

Em torno desse questionamento, o Carranca Coletivo, grupo de atores oriundos da Escola de Teatro Martins Penna, leva espetáculo autoral para o CEU de Maricá

Vencedora de nove prêmios em festivais, “Nabila” retorna aos palcos para homenagear as figuras femininas das famílias, abordando temas como o machismo e a desigualdade de gênero. Com apoio do Governo do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a peça fará única apresentação no dia 22 de outubro às 19h no CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, com entrada gratuita.

Quem são as mulheres que habitam você? Esse é o questionamento que “Nabila” traz a todas as pessoas, independente do gênero. As figuras femininas de nossas famílias estão representadas na peça por personagens de três gerações. Nabila é a avó que, nos primeiros sinais de demência, passa a morar com sua filha e netos. Com poesia e delicadeza, o espetáculo convida a plateia a mergulhar num mar de afeto e memórias relacionadas às nossas mães, avós, tias, irmãs… “Nabila” é um abraço apertado naquelas que deixaram saudade, ao abordar o luto com leveza e resiliência.

Realizador da peça, o Carranca Coletivo propõe explorar o tema da ancestralidade feminina com o intuito de combater problemas como a desigualdade de gênero e o machismo. Várias pesquisas revelam que a violência contra a mulher ocorre sobretudo no ambiente doméstico, e que os agressores são conhecidos ou familiares das vítimas. Por isso, “Nabila” ressalta a importância do afeto e da valorização das mulheres de nossas famílias a fim de apresentar para a vida real modos de existir com maior equilíbrio entre o feminino e o masculino.

Primeiro espetáculo autoral do Carranca Coletivo, grupo de artistas formados na centenária Escola de Teatro Martins Penna, “Nabila” conta com parcerias de excelência artística, como Analu Prestes na Direção de Arte, Fernanda Mantovani na Iluminação e Instituto Michael Chekhov Brasil na Consultoria Artística. A peça foi apresentada em festivais, ganhando nove prêmios, incluindo Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Atriz no Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias (2019). Além disso, o Carranca Coletivo já foi agraciado em 2016 com o Prêmio Especial para a Interpretação do Elenco no 44o FENATA – PR.

 SINOPSE

Com o avançar da idade e sinais de demência, Nabila vai morar com sua filha e netos, que passam a cuidar dela. Sua chegada faz a família mergulhar em uma jornada de conflitos e afetos, costurados pela linha da ancestralidade feminina.

SERVIÇO

Data e Horário: 22 de outubro, sábado, às 19h

Local: CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados

Endereço: Rodovia Amaral Peixoto s/n, Km 27,5 – Mumbuca, Maricá – RJ

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

Entrada gratuita (distribuição de senhas 01 hora antes do espetáculo)

Informações: @carrancacoletivo / (21)98088-2434

FICHA TÉCNICA

Direção: Fernanda Báfica e Juracy de Oliveira

Dramaturgia: Fernanda Báfica e Gabriel Aquino

Consultoria Artística: Hugo Moss e Thaís Loureiro | Michael Chekhov Brasil

Elenco: Araci Breckenfeld, Diana Deyse, Elizândra Souza e Thiago Carvalho

Direção de Arte: Analu Prestes

Iluminação: Fernanda Mantovani

Concepção e Criação Musical: Cayê Milfont

Colaboração de Movimento: Morena Paiva

Criação e execução da colcha de memórias e bordados: Analu Prestes

Operadora de luz e Assistente de Iluminação: Natally do Ó

Voz em off: Maria Guedes dos Santos

Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa

Design gráfico: Tati Vidal e Thiago Carvalho

Direção de Produção: Leandro Fazolla

Realização: Carranca Coletivo

Publicar comentário