×

<strong><em>Além do hobby: “Jornada do Ceramista” ensina como construir um negócio lucrativo com cerâmica</em></strong>

Além do hobby: “Jornada do Ceramista” ensina como construir um negócio lucrativo com cerâmica

Um famoso ditado paraibano diz que “o primeiro artesão foi Deus que, depois de criar o mundo, pegou o barro e fez Adão”. Isso porque as artes cerâmicas moldam minerais da terra, como metais, barro, argila, areia, gerando utensílios, peças ornamentais e os mais variados produtos. 

Estudiosos afirmam que a cerâmica é a “mais antiga das indústrias”. Ela passou a substituir outros materiais mais difíceis de serem trabalhados, como a pedra e a madeira. Ao contrário do que é comumente pensado, este tipo de artesanato não chegou ao Brasil com os portugueses. Os registros apontam que indígenas da Ilha do Marajó, no estado do Pará, já produziam suas próprias peças desde cerca de 400 d.C. 

Com o treinamento certo, o artesão se utiliza dos elementos para modelar, depois, a peça é cozida ao sol, em fogueira ou em fornos. O produto pode ter a cor natural, preto, vermelho ou amarelo, podendo ser revestido de pintura ou vidrado, o que forma um esmalte brilhante e torna a peça mais resistente. 

A cerâmica, ao longo dos anos, se consolidou como um dos principais artesanatos ao redor do mundo. E, no Brasil, não foi diferente. De acordo com a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER), são 11.697 trabalhadores formais nas indústrias de cerâmica de São Paulo. 

Pensando em quem tem este tipo de artesanato como hobby, a ceramista com 20 anos de experiência, Carol Lamaita, abriu as inscrições para a “Jornada do Ceramista”, um evento online e gratuito, nos dias 17, 18, 19 e 20 de outubro.

O foco da artista plástica é mostrar que a cerâmica pode sim ser lucrativa, afinal, o mercado tem muitas oportunidades para quem maneja este tipo de artesanato. Além disso, o evento vai te ensinar a diferença entre fazer cerâmica e viver de cerâmica. Por fim, você vai “descobrir o caminho para prosperar nesse mercado incrível que é a cerâmica artesanal”, afirma Carol.

Quem é Carol Lamaita

Artista plástica e ceramista especializada em cerâmica utilitária de alta temperatura.

Há 20 anos trabalha com cerâmica, desenvolvendo práticas sustentáveis de produção e atendendo exigentes clientes do mercado gastronômico e empresas de grande porte, além de ensinar cerâmica a muitos alunos e alunas. “Hoje tenho orgulho de chamá-los de colegas de profissão”, afirma Carol.

Atualmente, produz peças para chefs que admira muito, como Renata Vanzetto, Rita Lobo, entre outros, além de empresas como Natura, Dengo Chocolates, The Body Shop, etc, em projetos nacionais e internacionais.

A artista finaliza: “Quero te ajudar a entrar nesse universo mágico e dar seus primeiros passos para transformar a cerâmica numa fonte de renda!”

Publicar comentário