×

<strong>Conservatório de Tatuí promove master classes sobre cultura negra e ancestralidade </strong>

Conservatório de Tatuí promove master classes sobre cultura negra e ancestralidade 

Aulas gratuitas da área de Artes da Cena serão ministradas pelos professores Salloma Salomão e Luciano Mendes de Jesus, às 19h, nos dias 5 e 7 de outubro

Foto: divulgação

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – promoverá duas master classes gratuitas na área de Artes Cênicas: ‘Cantos de Experiências Negras: estradas, identidades e relações para outras cenas-mundo’ e ‘Sondar as culturas negras nos arredores da nossa aldeia’. As aulas serão ministradas pelo músico, ator e historiador Salloma Salomão e pelo ator e pesquisador Luciano Mendes de Jesus, nos dias 5 e 7 de outubro, às 19h, no Museu Histórico Paulo Setúbal e no Teatro Procópio Ferreira em Tatuí (SP). Haverá transmissão simultânea à aula presencial no canal do Youtube do Conservatório de Tatuí.

Na quarta-feira (5), os(as) alunos(as) do Conservatório de Tatuí e demais interessados(as) poderão interagir e compartilhar vivências com a master class de Luciano Mendes ‘Cantos de Experiências Negras: estradas, identidades e relações para outras cenas-mundo’. Na ocasião, o convidado apresentará seu trabalho que explora os cantos da tradição afro-diaspórica, no contexto de diferentes teatralidades – da obra transcultural de Jerzy Grotowski – ao projeto Garimpar em Minas Negras Cantos de Diamante. A aula abordará os cantares como ferramentas de produção de (re)conhecimento, veículos para a reconstrução de identidades afrodescendentes e pontes para relações nas adversidades dos teatros e salas de aula.

Já na sexta-feira (7) será a vez do músico, ator e pesquisador Salloma Salomão ministrar a aula “Sondar as culturas negras nos arredores da nossa aldeia”. Em um intercâmbio cultural, Salloma compartilha conhecimentos e vivências com base nas forças dos(as) ancestres de pretos(as) caipiras e suas culturas/fragmentos, focando nas visagens do futuro, observando as experiências em texto, imagem, canto, odor, sabor e dança. 

Para o Gerente Artístico e Pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, Antonio Salvador, o público terá a oportunidade de contemplar master classes exclusivas, ministradas por dois grandes expoentes da área. “O convite para o professor Luciano Mendes de Jesus se deu pelo fato dele realizar pesquisa no campo das culturas afro-brasileiras associadas às artes cênicas, tanto em âmbito acadêmico quanto artístico. Enquanto Salloma Salomão é uma das principais referências como artista e pesquisador das artes da cena contemporânea brasileiras, que se dedica à pesquisa e criação artística, a partir de epistemologias”, explica Salvador. 

Luciano Mendes

Luciano Mendes é mestre em Música e doutorando em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP), além de pesquisador de Artes Cênicas no campo das epistemologias afro-brasileiras. Em suas pesquisas destacam-se o trabalho Ponte Elemento Per e o projeto Garimpar, em Minas Negras Cantos de Diamante. Luciano já atuou como professor na Escola Livre de Teatro de Santo André (SP) e recentemente lecionou, como professor efetivo ou convidado, na Escola de Arte Dramática, da USP. 

Entre as experiências internacionais vale destacar que Mendes integrou o Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (Itália). Durante o 1º semestre deste ano, Mendes foi convidado a compor parte do corpo docente do Curso de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. 

Salloma Salomão 

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Salloma Salomão é músico, performer, historiador e pesquisador. Em suas pesquisas destacam-se temas como: Culturas musicais de origem africanas; Dramaturgia e teatro negros; Políticas e práticas culturais negras no século XIX e XX; Identidades étnicas e movimentos negros urbanos; Sociabilidades negras em São Paulo e Musicalidades africanas. 

Suas produções tratam de Dramaturgias e teatros Negros no Brasil, em parcerias com os grupos Coletivo Negro e Cia. Capulanas de Arte Negras. Em sua carreira, Salomão contabiliza seis álbuns gravados, três DVDs, dois livros autorais, além de colaborar em revistas, grupos de pesquisa acadêmica e artísticas sobre culturas musicais africanas e afro-brasileiras, dramaturgia e teatro negros. 

Em 2020 produziu a trilha sonora do filme ‘Todos Os Mortos’ (Caetano Gotardo e Marco Dutra), indicado ao Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale). Por essa obra também recebeu o Prêmio Kikito (2020), do Festival de Cinema de Gramado (RS). Recentemente estreou no teatro como ator nas peças ‘Agosto na Cidade Murada’, ‘Gota D’Água {Preta}’ e ‘Fuzarca dos Descalços’. No ano passado publicou o livro infantil ‘As Aventuras do pequeno Samba’ e o livro ‘Pretos, Prussianos, Índios e Caipiras’. Nesse ano foi o responsável pela criação da trilha sonora da peça ‘NZinga’, de Dione Carlos e encenação de Aysha Nascimento e Flávio Rodrigues.

SERVIÇO
Master Class ‘Cantos de Experiências Negras: estradas, identidades e relações para outras cenas-mundo’
Artista convidado: Luciano Mendes
Data: 5 de outubro de 2022, quarta-feira
Horário: 19h
Local: Museu Histórico Paulo Setúbal
Praça Manoel Guedes, 98, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Transmissão ao vivo pelo canal do Conservatório de Tatuí no Youtube

_________________________________________________________________________________

Master Class ‘Sondar as culturas negras nos arredores da nossa aldeia’
Artista convidada: Salloma Salomão
Data: 7 de outubro de 2022, sexta-feira
Horário: 19h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Transmissão ao vivo pelo canal do Conservatório de Tatuí no Youtube

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades:

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp

Patrocinador Ouro: CSN

Patrocinador Prata: Cipatex, Visa, Eixo SP e Rodovias do Tietê

Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Publicar comentário