×

Fabiane Pereira recebe Jorge Aragão no Papo de Música e resgata histórias do samba com artista

Fabiane Pereira recebe Jorge Aragão no Papo de Música e resgata histórias do samba com artista

Entrevista do programa chega no YouTube nesta terça-feira, dia 4 de outubro

“Coisinha do pai”, “Vou festejar”, “Lucidez”. A lista de sucessos do sambista, cantor e compositor Jorge Aragão é daquelas que não podem faltar numa boa roda de samba, nem mesmo em uma conversa que resgata a história do gênero musical mais popular do país, como no papo comandado pela jornalista e apresentadora Fabiane Pereira em mais um episódio da temporada 2022 do Papo de Música, que este ano homenageia o maestro Letieres Leite. 

Na entrevista, que foi ao ar no último domingo, 2 de outubro, em toda a rede de rádios Novabrasil FM e chega ao YouTube, na terça-feira, 4 de outubro, via canal Papo de Música (assista aqui), Fabi e Jorge resgatam histórias que delinearam a trajetória do sambista, desde os tempos do Cacique de Ramos e do Fundo de Quintal. 

“O Fundo de Quintal nunca foi pensado como um grupo de samba por nós. Sempre foi um estado de espírito”, define o artista, que fez parte da primeira formação ao lado de Almir Guineto, Bira Presidente, Neoci, Sereno, Sombrinha e Ubirany. “E a gente tocava o que gostava, não ‘o que tinha que ser feito’. Todos tinham cabeça para a liderança também, e isso instintivamente fortalecia o grupo”, ele complementa.

Autodidata, Jorge Aragão revela que faz samba “sentindo os acordes como se fossem de Frank Sinatra”. A harmonia elaborada em cada música, aliás, é uma das características do sambista, e é a isso que ele atribui o sucesso da música “Malandro” (na voz de Elza Soares): “É uma música singela, como muitas que gravo, mas, talvez, na época, a harmonia descendo os acordes meio tom tenha dado um toque diferente”. 

Com mais de 40 anos de carreira e mais de 20 álbuns lançados, Jorge contou que a música está presente em sua vida desde a infância: “Eu me enfiava debaixo da mesa na sala, embaixo da toalha, e ficava quieto ouvindo Gonzagão”. Para ele, a definição de um grande artista se reduz a um fator: ser de verdade. “Tem que ser muito verdadeiro naquilo que faz. Talvez, o tempero de um grande artista seja a ingenuidade e a leveza em saber conduzir com as pessoas o que ele faz”, resume.

Nesta temporada do Papo de Música, Fabiane Pereira ainda vai receber DjavanXenia França, Hyldon, Luedji LunaLeci BrandãoAlaíde CostaRusso Passapusso, Jup do Bairro, Teresa Cristina e MC Tha. As entrevistas que já foram ao ar estão disponíveis no canal de YouTube: acompanhe o papo com Martinho da Vila (assista aqui), Sandra de Sá (assista aqui), Chico Brown (assista aqui) e Liniker (assista aqui). Todo domingo um episódio novo vai ao ar, às 7h, na rede Novabrasil FM. Já às segundas, as entrevistas ganham as plataformas de streaming de áudio no formato podcast no perfil da Novabrasil FM e às terças, ao meio-dia, um registro audiovisual da conversa entra com exclusividade no canal Papo de Música.


Assista ao quinto episódio do quadro Papo de Música para a Nova Brasil FM aqui

Acompanhe o canal Papo de Música aqui:
Instagram: www.instagram.com/canalpapodemusica 
Instagram: www.instagram.com/afabianepereira 

Publicar comentário