×

<strong>“A música pode exercer diferentes funções, mas nunca estar alheia ao entorno”</strong>

“A música pode exercer diferentes funções, mas nunca estar alheia ao entorno”

 Regente da Nova Orquestra e da Funk Orquestra, maestro Eder Paolozzi esteve todos os dias no palco do Rock in Rio e apresenta uma agenda intensa de shows pelo Brasil até o final do ano

Crédito: Lúcio Luna

Estudante de música clássica desde os seis anos de idade, o maestro Eder Paolozzi é um dos maiores nomes da renovação da música de concerto no Brasil. Isso se deve por ele enxergar que a música está atrelada à cultura de um povo e de uma região, seja de concerto, samba, funk, forró ou rock. Após estudar violino em Londres e regência em Milão, em um dos conservatórios mais antigos e prestigiados do mundo, Éder voltou ao país para mergulhar na cultura brasileira. Suas referências vão de Jordi Savall, Yo-Yo Ma a Gustavo Dudamel e Daniel Barenboim. Dentre os cantores que admira estão Criolo, Liniker, Carlinhos Brown e Mateus Aleluia. 

Regente titular da Nova Orquestra e da Funk Orquestra, Éder participou de turnês pelo Brasil e das edições do RIR Lisboa e nacional em 2019 e 2022 com ambos os conjuntos. Em outubro, à frente da Funk Orquestra, ele vai subir no palco do Theatro Municipal do Rio, realizando o primeiro concerto de Funk no espaço. Com a Nova Orquestra, também em outubro, ele sairá em turnê por quatro estados com o concerto inédito “Dias de Lutas, Dias de Glória – Um tributo à Charlie Brown Jr”, e em novembro vai estar no Rock The Mountain, um dos principais festivais de música brasileira, na região Serrana do Rio, apresentando uma homenagem à banda Los Hermanos. O maestro vai estar à frente do Prudential Concerts nos meses de outubro e novembro, em diversas cidades. 

Em 2019, quando Éder tocou pela primeira vez no palco Sunset do RIR, regendo a Funk Orquestra, não imaginava que teriam 100.000 pessoas assistindo, cantando e dançando durante todo o show. “Foi uma verdadeira catarse. Esse ano tocamos no palco Favela, e foi muito emblemático ocuparmos aquele lindo palco, porque sentíamos um pertencimento. O palco ficou vivo, com os dançarinos do passinho, meninos soltando pipas iluminadas de Led. Tivemos até uma bailarina. É emocionante ver aqueles músicos que saem dos projetos sociais, recebendo esse reconhecimento e assim contribuímos para quebrar barreiras e preconceitos”.

Esse olhar democrático e diverso presente atualmente na música de concerto vem sendo construído no Brasil e no mundo. “Uma vez, em uma masterclass, o regente finlandês Esa-Pekka Salonen disse que compunha música para o mundo, mas quando compunha se sentia o padeiro do bairro. Ou seja, temos que transportar nosso trabalho musical para nossa realidade brasileira, para impactar as pessoas à nossa volta. Afinal, a música clássica era a música popular da época, não havia essa distinção. Não existe um estilo superior ao outro, mas sim linguagens diferentes e temos que levar arte e entretenimento para as pessoas à nossa volta, cumprindo assim nossa função social. A música pode exercer diferentes funções, mas nunca estar alheia ao entorno”, explica o maestro. 

Paolozzi estudou regência em Milão no prestigiado Conservatório Giuseppe Verdi, e violino, no Trinity Laban Conservatory of Music and Dance, em Londres. No Brasil estudou regência com Isaac Karabtchevsky. Em 2014 ganhou prêmio no Festival Música Riva na Itália e foi convidado a reger a Orquestra Sinfônica da Armênia, em Yerevan.

Agenda de concertos do Maestro Eder Paolozzi:

14/10 – Estreia do Documentário Encontros Orquestrados, no Canal Bis

18/10 – Funk Orquestra – Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Prudencial Concerts:

26/10 Teatro Positivo – Curitiba

28/10 Teatro Prudential – RJ

16/11 Teatro Minascentro – BH

23/11 Teatro Vibra Hall – SP

Turnê Nova Orquestra – “Dias de Luta Dias de Glória – Um tributo à Charlie Brown Jr”.

20/10 – Rio de Janeiro (RJ)

21/10 – Brasília (DF)

23/10 – Corumbá (MS)

25/10 – São Luís (MA)

05 e 06, 12 e 13/11 – Rock The Mountain (Nova Orquestra)

08/12 – Nova Orquestra toca ForFun – Circo Voador

Sobre a Nova Orquestra 

Projeto criado pela Agência Olga em 2019, a Nova Orquestra tem o objetivo de promover a democratização e o acesso a música de concerto, surpreendendo o público com repertórios criativos e inesperados. Já no primeiro ano de existência, a Nova Orquestra se apresentou no Game XP, o maior GamePark do mundo, e no palco Sunset do Rock in Rio, ao lado dos rappers Rael, Agir, Baco Exu do Blues e Rincon Sapiência.

Sobre a Funk Orquestra

Criada em 2018, pelo DJ e produtor FabioTabach, para homenagear os 30 anos do movimento funk no Brasil, a Funk Orquestra é mais uma legı́tima manifestação da antropofagia nas artes, que desde a Semana de Arte Moderna de 1922 e o Tropicalismo de 1967 vem colaborando para renovar o cenário cultural nacional. Profissional de criação nos estúdios e produtor de alguns dos grandes hits do funk, do pop e da música eletrônica, Tabach se juntou nessa empreitada ao seu parceiro do 2FAb DJs, Phabyo DJ e ao maestro Eder Paolozzi, que à frente da primeira orquestra de funk do mundo, comandam um grupo de jovens músicos oriundos de algumas das principais orquestras sinfônicas da cidade do Rio, em um repertório que é um passeio pela história do batidão.

Publicar comentário