×

<strong>Acessa BH segue com programação, trazendo inclusão, cultura e pautas sobre acessibilidade para marcar o Dia Nacional do Surdo</strong>

Acessa BH segue com programação, trazendo inclusão, cultura e pautas sobre acessibilidade para marcar o Dia Nacional do Surdo

Artistas da Bahia e Paraná se apresentam pelo canal do Youtube do evento. Debate acerca de acessibilidade em espaços culturais está também na pauta da semana

O Festival Acessa BH, que tem como protagonista a pessoa com deficiência, segue com a programação até o dia 31 de outubro. No dia 28 de setembro, quarta-feira, às 19h, a “Acessibilidade em Espaços Culturais” é o tema do debate que vai trazer indagações problematizadas no dia a dia da pessoa com deficiência. Estão na pauta perguntas como instituições culturais podem posicionar a acessibilidade no centro de seus projetos? É possível pensar a acessibilidade em espaços culturais para além de adaptações? A arquiteta e cenógrafa Silvia Arruda participará do debate e também a educadora Daina Leyton, que é consultora em acessibilidade cultural. O debate terá mediação de Danilo Filho, coordenador educativo do CCBB-BH e vai ser transmitido pelo canal do Youtube do Acessa BH.

No dia 26/09, acontece a apresentação do grupo “Batuqueiros do Silêncio e o Som da Inclusão | Som da Pele”, de Pernambuco. Um dos poucos grupos musicais formado por pessoas com deficiência auditiva que já se apresentou em vários cantos do Brasil e participou do encerramento dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016.

O encontro para a mostra de processo “O Barco”, espetáculo da companhia Fluctissionante, acontece na próxima quinta-feira, 29 de setembro. O grupo do Paraná realiza a primeira leitura da dramaturgia criada durante o Acessa BH. A oficina é voltada para a comunidade cega e será transmitida pela plataforma Zoom, das 19h às 21h30, aos alunos que já foram selecionados.

Para iniciar o mês de outubro, o Festival Acessa BH exibe, no dia 1º, sábado, às 20h,  o espetáculo “Ah, Se Eu Fosse Marylin!”, do artista baiano Edu O. A montagem traz imagens corporais cotidianas que refletem sobre a passagem do tempo. Isolado em seu quarto, o homem é consumido por seus objetos, roupas e livros. Uma proposta artística que versa também sobre os padrões corporais e morais que se impõem às individualidades e particularidades de cada um. A apresentação é virtual, com transmissão pelo canal do Youtube do Acessa BH.

Informações:  https://acessabh.com.br/festival/programação .

Para Lais Vitral, a expectativa para o mês de outubro é grande, inúmeras atrações ainda serão exibidas e muito conteúdo marcado por pautas de inclusão serão disponibilizados. A idealizadora do Acessa BH ainda destaca a importância da proposta do festival. “Todos os espetáculos são acessíveis para o público, todos possuem áudiodescrição e intérprete de libras.”

A programação entre os dias 26/9 e 02/10 poder ser conferida abaixo: 

Programação – Espetáculos online – disponíveis em www.youtube.com/AcessaBH

26/09 –20h – Batuqueiros do Silêncio e o Som da Inclusão | O Som da Pele (PE)

Batuqueiros do Silêncio e o Som da Inclusão é uma síntese do repertório do grupo que vai dos ritmos tradicionais de nossa cultura popular, passando pelo Maracatu de Baque Virado, Frevo, Coco de Roda, Ijexá e Ciranda, além de visitar também alguns ritmos mais contemporâneos tais como: Afro Beat, Break Beat, Drum in Bass, Raggamuffin, Reggaeton e Manguebeat, claro. O som forte das alfaias associado aos recursos luminosos que usamos nos instrumentos, somadas a mensagens que falam de atitude, inclusão e respeito, proporciona uma experiência inesquecível e que sempre ultrapassa os limites do som!

01/10 – 20h – Ah, se eu fosse Marylin! – Edu O. (BA) 

Ah, se eu fosse Marilyn! é uma performance criada por Edu O. inspirada na peça “Dias Felizes” de Samuel Beckett. A partir da construção/desconstrução de imagens corporais cotidianas, reflete sobre a passagem do tempo. Isolado em seu quarto, o homem é consumido por seus objetos, roupas e livros. A forma cíclica, inconstante e impermanente como a vida vai se apresentando, nos propõe reflexões acerca da nossa trajetória, expectativas, conquistas e insucessos. Que rastros deixamos pelo caminho? Aonde chegamos? O que é dar certo? O que é o sucesso? Uma proposta artística que versa também sobre os padrões corporais e morais que se impõem às individualidades e particularidades de cada um.

Programação – Atividades formativas online

Debate 2 – Acessibilidade em Espaços Culturais

Quando: Dia 28/09, quarta-feira, às 19h

Acessibilidade em Espaços Culturais – a cultura é para todos

Como as instituições culturais podem posicionar a acessibilidade no centro de seus projetos? Como ampliar as discussões acerca da presença e permanência de pessoas com deficiência como agentes culturais e visitantes? É possível pensar a acessibilidade em espaços culturais para além de adaptações? Neste debate, a arquiteta Silvia Arruda e a educadora e psicóloga Daina Leyton conversam acerca das principais barreiras, desafios e perspectivas de tornar os espaços culturais mais acessíveis. Mediado pelo educador e gestor educativo Danilo Filho, o bate papo abordará questões relacionadas à acessibilidade física e instrumental, passando ainda pelas práticas educativas e atitudinais que garantem não só o acesso, como também a fidelização de pessoas com deficiência a museus e instituições de cultura.

Daina Leyton – Educadora, professora, psicóloga e consultora de acessibilidade cultural

Silvia Arruda – Arquiteta e cenógrafa com especialização em acessibilidade. Mãe atípica

Mediação: Danilo Filho – Coordenador Educativo CCBB-BH

Oficinas

Mostra de processo “O Barco” | Cia Fluctissonante (PR)

Entre agosto e setembro, a Cia. Fluctissonante desenvolverá – a convite do Acessa BH – o processo de seu novo trabalho: “O Barco”. No dia 29 de setembro, a comunidade cega interessada poderá ter um primeiro contato com a obra, através de plataforma online. Neste encontro, a atriz Helena de Jorge Portela realizará uma primeira leitura da dramaturgia criada durante o evento. Assim, o retorno do público presente impactará diretamente no resultado final do espetáculo, que tem estreia prevista para 2023.

Número de vagas: 20 Vagas

Público alvo: Pessoas cegas, com baixa visão ou videntes com interesse em desenvolvimento e experimentação de cenas teatrais, a partir de 16 anos.

Pré-requisito: É necessário que os alunos possuam computador ou celular com acesso à internet, áudio e vídeo. No caso de acesso pelo celular, é necessário ter instalado o aplicativo Zoom.

Cronograma 
Período de inscrição: 22 de agosto a 25 de setembro
Divulgação dos alunos selecionados: 27 de setembro
Data do encontro: 29 de setembro 
Horário: das 19h às 21h30

Serviço

Programação online: gratuita no Youtube –  www.youtube.com/AcessaBH

Inscrições gratuitas para os debates, oficinas e mostra de processo: 

https://acessabh.com.br/inscricoes/

Acessibilidade: 

Espetáculos online: Audiodescrição, Libras e Legendas

Debates, lives e oficinas online: Libras e Audiodescrição.  

Mais informações sobre o evento: https://acessabh.com.br

O “Festival Acessa BH” é realizado por Lais Vitral e Vitral Bureau Cultural, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com o patrocínio da MGS, e patrocínio da Vallourec e do Instituto Unimed-BH através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O “Seminário Acessa BH” é realizado por Lais Vitral e Vitral Bureau Cultural, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Publicar comentário