×

<strong>Compositor e músico Márcio Andorim lança o single “Nem no Lápis nem na Mão” nas plataformas musicais de streaming</strong>

Compositor e músico Márcio Andorim lança o single “Nem no Lápis nem na Mão” nas plataformas musicais de streaming

Esta é sua primeira música de trabalho, que tem participação especial de Toninho Horta e integra o repertório do álbum “Limiar”

“Um náufrago hipotérmico num pesadelo úmido

Tudo isso é barra para o poeta segurar”

A fluidez dos versos de Márcio Andorim se faz presente em seu primeiro single, “Nem no Lápis nem na Mão”, que será lançado no dia 23 de setembro (sexta-feira) nas principais plataformas de streaming nas principais plataformas de streaming Spotify, Apple Music, iTunes, Pandora, Amazon, Deezer e Pandora. O cantor e compositor apresenta a primeira faixa do seu álbum “Limiar”, que será lançado no mercado fonográfico brasileiro em novembro.

A música tem participação especial de Toninho Horta e colaboração dos músicos Bruno Vellozo, Felipe Continentino, Serginho Silva, Christiano Caldas e Thiago Nunnes, que assina os arranjos e a produção musical. “Nem no Lápis, nem na Mão é a canção que mais me conecta com a herança musical mineira, sobretudo por causa da levada, que ressoa criações do próprio Toninho, do Bituca, do Beto e do Lô. Por outro lado, não é uma canção marcada pela introspecção, que costuma ser um traço recorrente da música feita por aqui. Pelo contrário, é mais solar e swingada, o que foi acentuado por um vasto trabalho de percussão feito pelo Serginho Silva. Essa alegria traduz bem o estado de espírito para o lançamento do meu primeiro álbum, Limiar”, comenta Márcio Andorim.

O processo de gravação com Toninho Horta, conta Márcio Andorim, foi uma experiência peculiar em sua trajetória. “Ele confessou que não tinha ouvido a música até o momento da gravação, mas isso não o impediu de captar sua atmosfera e a mensagem que ela queria passar nas profundezas. Coisas mesmo de artistas com talento incomum”. A gravação teve ainda uma passagem digna de anedota. “No arranjo original, não previmos gravar guitarra, mas só violões. Como o Toninho levou, por engano, a guitarra no lugar do violão, acabamos gravando os dois. Não fosse esse lapso dele, não teríamos aquele solo maravilhoso”, complementa o cantor e compositor.

Márcio Andorim é natural de Resende Costa (MG), onde passou toda a sua infância e adolescência. Aos 18 anos, no início dos anos 2000, se mudou para Belo Horizonte para cursar Letras na Universidade Federal de Minas Gerais. Sua paixão por versos e melodias se manifestou cedo, em cantorias domésticas e experimentações poéticas.

Andorim publicou nos últimos 15 anos poemas e contos em revistas e antologias de concursos literários pelo Brasil. Na música, suas primeiras composições começaram também nesta época, mas foi só a partir de 2016 que o compositor começou a estruturar um repertório musical mais maduro e com uma identidade estética mais afim com a MPB, o que resultou na ideia de gravar um disco. 

“A partir de 2016 comecei a compor canções para figurar num futuro disco. No processo de pré-produção foram incluídas mais de trinta, entre as quais as 11 que integram o trabalho. Foi uma longa gestação até esta estreia, que está prestes a acontecer. Para as gravações do álbum, convidei artistas mineiros que admiro, como Toninho Horta, Sérgio Santos, Kristoff Silva e Elisa Paraíso”, explana o cantor.

O processo de produção do álbum “Limiar”, da composição à mixagem, foi conduzido com muito zelo e dedicação para que o álbum se posicione na cena musical da MPB, em Minas e além, como um trabalho inovador, que condensa de maneira original referências musicais tão diferentes quanto o Clube da Esquina, especialmente Milton Nascimento, e o carioca Guinga. 

As referências musicais de Márcio Andorim são múltiplas. Alguns exemplos de artistas admirados pelo compositor são Elis Regina, Maria Bethânia, Leila Pinheiro, Gal Gosta, Mônica Salmaso, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Gilberto, Elomar, Lenine, Alceu Valença, além de Milton Nascimento e Guinga, já citados. Também acompanha com admiração e interesse o trabalho de gerações mais recentes de artistas, como Thiago Amud, Luiz Gabriel Lopes, Vanessa Moreno e Luísa Lacerda.

Ficha técnica

Música: Nem no Lápis, nem na Mão – faixa do álbum “Limiar”

Composição: Márcio Andorim

Vozes: Márcio Andorim e Thiago Nunnes

Violões e guitarra: Toninho Horta

Baixo elétrico: Bruno Vellozo

Bateria: Felipe Continentino

Percussões: Serginho Silva

Teclado: Christiano Caldas

Arranjos, direção, produção musical e produção executiva: Thiago Nunnes

Mixagem: Arthur Damásio

Masterização: Fernando Bola Delgado

Engenheiros de gravação: Arthur Damásio e Thiago Nunnes

Vídeo: Gilberto Goulart

Gravado no Estúdio 71 e no Estúdio Di Casa

Publicar comentário