×

<em><strong>RODA VIVA</strong></em><strong> DISCUTE AMEAÇAS À DEMOCRACIA BRASILEIRA COM STEVEN LEVITSKY</strong><br> 

RODA VIVA DISCUTE AMEAÇAS À DEMOCRACIA BRASILEIRA COM STEVEN LEVITSKY
 


A ENTREVISTA COM O CIENTISTA POLÍTICO VAI AO AR NESTA SEGUNDA-FEIRA (19/9), NA TV CULTURA 


Nesta segunda-feira (19/9), o Roda Viva discute as ameaças à democracia brasileira com o cientista político Steven Levitsky. O professor em Harvard, nos Estados Unidos, é referência em estudos sobre a América Latina e um dos autores do best-seller Como as Democracias Morrem. Com apresentação de Vera Magalhães, a edição inédita vai ao ar às 22h, na TV Cultura

“Cada vez que você tem um presidente autoritário concorrendo à reeleição, é não apenas uma ameaça à democracia, mas uma oportunidade para os eleitores darem um passo atrás e se mobilizarem numa direção mais democrática”, afirma Levitsky. 

O cientista político também defende que o Brasil é um país difícil de ser governado, mesmo no sistema democrático, por conta de problemas muito persistentes. “É uma sociedade muito desigual, e essa desigualdade tem a ver com a renda, riqueza, região, mas também com a raça.” E completa: “Há um nível de medo e insegurança no Brasil que cria uma tentação para votar em pessoas autoritárias”. 

Levitsky ainda comenta que se as forças democráticas tirarem Bolsonaro do poder, e o Brasil se reconciliar com a sua democracia, o impacto em toda a América Latina será positivo. “O que é Bolsonaro como político? Acho que ele é bem abaixo da média, bem medíocre, estúpido, ele poderia ter feito muito mais para consolidar o poder nos primeiros dois anos da presidência”, diz. 

A bancada de entrevistadores conta com Daniel Bramatti, editor do Estadão Verifica; Janaína Figueiredo, repórter especial do Jornal O Globo; Joel Pinheiro, filósofo e economista; Ju Wallauer, apresentadora do podcast Mamilos; e Natalia Viana, diretora-executiva da Agência Pública.



Realização: Fundação Padre Anchieta, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal — Lei de Incentivo à Cultura
 

Publicar comentário