×

<strong>“ENCONTRO COM A LITERATURA”, PROJETO DA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS E DO PONTEIO LAR SHOPPING, RECEBE ANA CECÍLIA CARVALHO</strong>

“ENCONTRO COM A LITERATURA”, PROJETO DA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS E DO PONTEIO LAR SHOPPING, RECEBE ANA CECÍLIA CARVALHO

EVENTO ACONTECE EM 24 DE SETEMBRO, ÀS 17H, NO 1º PISO DO PONTEIO LAR SHOPPING, E PÚBLICO VAI CONHECER A TRILOGIA DA INQUIETUDE

A escritora e psicanalista Ana Cecília Carvalho é convidada da Academia Mineira de Letras e do Ponteio Lar Shopping na próxima edição do “Encontro com a Literatura”. No encontro, a jornalista Daniella Zupo entrevista a autora, que abordará o processo de criação da “Trilogia da Inquietude”, assim como a temática e fio condutor que une os três volumes: Os Mesmos e os Outros: o livro dos ex, O foco das coisas & outras histórias e A memória do perigo. O evento acontece no dia 24 de setembro, às 17h, no primeiro piso do Ponteio Lar Shopping.

As narrativas que compõem Os Mesmos e os Outros: o livro dos ex, primeiro volume da Trilogia da Inquietude, oferecem ao leitor inquietantes desafios e pactos sinistros. Se como já nos afiança uma de suas epígrafes, ‘um livro não se faz sem suas vítimas’, acompanhar, sem redes ou amarras, as histórias de perdas, de danos e de abandonos, quase todos irreparáveis, é, sobretudo, abrir mão da segurança dos sentidos e da crença nas verdades inabaláveis. 

Em O foco das coisas & outras histórias o mistério das tramas sobrenada, o incômodo da lateralidade do tempo e no espaço assoma, a imaginação se funde com a realidade. 

Já no livro A memória do perigo, tudo pode ser imaginado e conjeturado.  Isso porque um tênue e frágil liame entre realidade, ficção e delírio é o que sustenta toda a narrativa, levando-a aos limites de si mesma. E é nesse sentido que este volume – que encerra a “Trilogia da Inquietude” –   põe em estado de inquietação quem o lê.

  O Projeto Encontro com a Literatura pretende ampliar o espaço destinado aos livros e escritores e proporcionar debates relevantes e enriquecedores sobre a literatura brasileira. A cada mês, um escritor é convidado para compartilhar suas vivências e projetos em andamento, com oportunidades de lançamentos de livros ou edições, ocupando um espaço importante da capital mineira.

Todos os encontros são gravados para, posteriormente, serem divulgados no canal de YouTube da Academia Mineira de Letras, que já conta com um extenso acervo digital de palestras, entrevistas e conversas. 

 Sobre a autora

Ana Cecília Carvalho nasceu em Belo Horizonte, MG. É escritora e psicanalista, mestre em Psicologia e doutora em Literatura Comparada. Foi professora de Psicanálise na UFMG até 2009, quando se aposentou.  O Prêmio Brasília de Literatura (1991) e o Prêmio Cidade de Belo Horizonte (1975 e 1985) são alguns dos prêmios literários que Ana Cecília recebeu. Indicada para o Troféu Juca Pato em 2020, ela foi finalista do Prêmio Jabuti (categoria contos) em 1993. Seus textos de ficção e artigos acadêmicos têm sido publicados em revistas especializadas,  antologias e suplementos literários. É autora da “Trilogia da Inquietude”, da qual fazem parte Os Mesmos e os Outros: o livro dos ex (Editora Quixote-Do, 1a edição 2017; 2a edição 2018; 3a edição 2022), O foco das coisas & outras histórias (Quixote + Do, 2019) e A memória do perigo (Quixote + Do, 2019). Entre outros livros, escreveu também A poética do suicídio em Sylvia Plath (Editora da UFMG, 1a ed. 2003; 2a. edição no prelo), O livro neurótico de receitas (Editora Ophicina de Arte & Prosa, 1a e 2a ed., 2012), Uma mulher, outra mulher (Editora Lê, 1993) e Livro de registros (Interlivros, 1976).

 SERVIÇO:

Encontro com a Literatura 

Convidada: Ana Cecília Carvalho

Livro: Trilogia da Inquietude

Data: 24 de setembro, às 17hPonteio Lar Shopping – BR-356, 2500 – Santa Lúcia, Belo Horizonte

Publicar comentário