×

GRANDIOSIDADE DOS “RITMOS BRASILEIROS” É CELEBRADA EM CONCERTO DA ORQUESTRA OURO PRETO

GRANDIOSIDADE DOS “RITMOS BRASILEIROS” É CELEBRADA EM CONCERTO DA ORQUESTRA OURO PRETO

Percussão e música de concerto dialogam no dia 18 de setembro, às 11h, no Sesc Palladium

O compromisso da Orquestra Ouro Preto com a música brasileira se reafirma mais uma vez com o concerto “Ritmos Brasileiros”, parceria com o duo Desvio em que se celebra a grandiosidade dos ritmos do nosso país em uma proposta ousada e inédita que une a percussão com a música de concerto. Maracatu, samba, frevo, capoeira e outros ritmos que marcam a identidade da cultura nacional ganham releituras inéditas no espetáculo, baseado no disco de mesmo nome que será lançado e vendido após o espetáculo. Sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, “Ritmos Brasileiros” encontra o público de Belo Horizonte no dia 18 de setembro, às 11h, no Sesc Palladium, pela série Domingos Clássicos.  

Além do disco e do concerto, “Ritmos Brasileiros” propõe também uma experiência musical imersiva em uma plataforma multimídia, disponível no site da Orquestra, na qual o público irá vivenciar de forma interativa toda essa mistura inusitada, expandindo a experiência para além do momento da apresentação.

Com composições assinadas pelo Desvio, duo dos percussionistas Leonardo Gorosito e Rafael Alberto, os títulos das faixas carregam os sobrenomes dos ritmos que as inspiram, como “Roda”, “Bloco” e “Nação” que trazem variações do coco de roda, frevo de bloco e maracatu nação, típicos de regiões do nordeste brasileiro. Destaque para o “Concerto para dois pandeiros e orquestra”, uma composição inédita na história da música. “Esse concerto propõe novas possibilidades sonoras e técnicas para o pandeiro, instrumento que é emblemático da cultura brasileira, agora, protagonista”, ressalta Leonardo Gorosito, do Desvio.

Para o maestro Rodrigo Toffolo, idealizador do projeto, a Orquestra Ouro Preto aposta mais uma vez na experimentação do inédito para surpreender e emocionar o público. “Esse nosso encontro com o Desvio versa sobre ritmos brasileiros distintos, seculares e contemporâneos que perpassam diferentes origens e celebram um patrimônio que carrega um importante legado dessa musicalidade em seu cerne”, afirma.

Para o percussionista Rafael Alberto, a combinação da música brasileira com a música de concerto compõe uma sonoridade única e peculiar. “A parceria entre a Orquestra Ouro Preto e Desvio vem sendo construída ao longo dos últimos 12 anos. Nossa história culmina nesse trabalho, que traz música brasileira original para a formação já identitária da Orquestra: cordas e percussão. Juntos, unimos a desconstrução do óbvio à versatilidade e excelência”.

IMERSÃO MULTIMÍDIA

Para além do ouvir e sentir a música em todas as plataformas de streaming e também na apresentação ao vivo do concerto, o público pode conferir os diversos instrumentos utilizados no disco em uma plataforma virtual que utiliza recursos de games, realidade aumentada e visualização em 3D para aumentar a imersão ao universo do disco. 

A proposta é fazer com que o público possa se sentir ao centro da Orquestra em um clipe em três dimensões. À frente da formação, ele poderá navegar dentro do vídeo focando aquilo que mais o interessar. “O visitante poderá observar com atenção o movimento percussivo e, em seguida, focar em um dos violinos, por exemplo, aguçando assim sua percepção musical”, explica o diretor de comunicação e marca da Orquestra, Luiz Abreu.

O site ainda traz informações sobre a origem e funcionamento dos instrumentos e ritmos contemplados nessa incrível imersão ao mundo da percussão brasileira e sua diversidade rítmica. 

Sobre o Desvio 

Criado em 2005, o Desvio dedica-se à música brasileira desde a sua fundação. Desvio é um conceito, uma palavra formada pela primeira e última sílaba de desconstrução do óbvio. Formado pelos percussionistas Rafael Alberto e Leonardo Gorosito, o Desvio desenvolve um trabalho autoral e utiliza a composição como ferramenta de desenvolvimento dessa família de instrumentos, com uma identidade musical definida pela fusão da música brasileira com a música de concerto.

SERVIÇO

Orquestra Ouro Preto e Desvio – Ritmos Brasileiros

Data: 18 de setembro de 2022, domingo 

Horário: 11h

Local: Grande Teatro do Sesc Palladium

Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/75684/d/153211

Classificação: Livre para todas as idades.

Publicar comentário