×

<strong>LIVRO “MEMORIAL DO MEMORICÍDIO” É LANÇADO NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS</strong>

LIVRO “MEMORIAL DO MEMORICÍDIO” É LANÇADO NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS

PUBLICAÇÃO DE CONSTÂNCIA LIMA DUARTE É APRESENTADA AO PÚBLICO NO DIA 17/09, ÀS 11H

No dia 17 de setembro, a Academia Mineira de Letras recebe o lançamento do livro “Memorial do memoricídio: escritoras brasileiras esquecidas pela história”, da Editora Luas, organizado pela professora e escritora Constância Lima Duarte. O evento, no jardim da AML, será aberto ao público a partir das 11h.  

Após tantos séculos esquecidas e à margem da história, as mulheres começam a ocupar o espaço que lhes cabe nas artes, na literatura, na política, na sociedade. “Finalmente assistimos ao reconhecimento da autoria feminina que, apesar de presente no cenário literário desde o século XVIII, teve sua produção sistematicamente deixada de lado pelos historiadores, vítima de grave epistemicídio”, ressalta Constância Lima Duarte. 

A publicação que ora vem a público – Memorial do memoricídio: escritoras brasileiras esquecidas pela história – pretende dar visibilidade a autoras que nunca foram mencionadas nas histórias literárias, ou que, apesar da recepção que tiveram em seu tempo, também foram excluídas do cânone por uma historiografia e uma crítica de perspectiva masculina. 

“Na verdade, os quarenta nomes reunidos na publicação representam apenas uma amostra da contribuição feminina às nossas letras, porque outros – muitos outros! – aguardam seu momento de também figurar em novos memoriais do memoricídio”, completa a autora.   

Sobre a autora

Professora e pesquisadora, durante décadas, ensinou Literatura no Departamento de Letras da UFRN, e também na Faculdade de Letras da UFMG. Como pesquisadora, cultiva especial fascínio pelas pioneiras, e alguns livros já publicados testemunham isso: Nísia Floresta: vida e obra (1995; 2008); Mulheres de Minas: lutas e conquistas (coautoria, 2008); Dicionário de escritoras portuguesas (coautoria, 2009); Escritoras do Rio Grande do Norte (coautoria, 2013); Imprensa feminina e feminista no Brasil – século XIX. Dicionário ilustrado (2016); #NisiaFlorestaPresente: uma brasileira ilustre, entre outros.

SERVIÇO:

Academia Mineira de Letras

Lançamento do livro “Memorial do Memoricídio: escritoras brasileiras esquecidas pela história”, organização da professora e pesquisadora Constância Lima Duarte

Data: 17 de setembro, às 11h

Local: AML – R. da Bahia, 1466 – Centro

Entrada gratuita

Publicar comentário