×

RÁDIO CULTURA FM ESTREIA MUNDO PULSANTE, SÉRIE TOTALMENTE DEDICADA À PERCUSSÃO 

RÁDIO CULTURA FM ESTREIA MUNDO PULSANTE, SÉRIE TOTALMENTE DEDICADA À PERCUSSÃO 

A PRODUÇÃO, QUE FALA DA PERCUSSÃO POPULAR E ERUDITA A PARTIR DO SÉCULO XX, VAI AO AR ÀS 14H


A Rádio Cultura FM estreia neste domingo (11/9) uma série dedicada totalmente à percussão popular e erudita. Composta por 13 programas, Mundo Pulsante, com roteiro e apresentação de Caíto Marcondes, pretende debruçar preferencialmente sobre as utilizações mais criativas dos diversos instrumentos de percussão brasileiros e de outras culturas, adotados paulatinamente na escrita orquestral e incorporados a outros gêneros de música a partir do século XX. A produção vai ao ar todos os domingos, às 14h.
 

A intenção da série é mapear o caminho da percussão na escrita orquestral e seus desdobramentos nas diversas manifestações ditas populares, da música instrumental jazzística a outros gêneros, como o rock, o rap e a música eletrônica, haja visto o interesse que a percussão tem despertado em várias faixas sociais, principalmente nas mulheres, que vêm cada vez mais se dedicando ao estudo de instrumentos percussivos.
 

Os programas contam, ainda, com depoimentos em forma de entrevista de nomes importantes da música popular e erudita, cujas fronteiras cada vez mais se diluem e se confundem na produção contemporânea.

CAÍTO MARCONDES

Apelidado por Airto Moreira “o Villa-Lobos da percussão”, Caíto Marcondes estudou composição e análise com H.J. Koellreutter, harmonia e contraponto com Mário Ficarelli, piano com Teerão Chebl e bateria com Rubinho Barsotti.
 

Atua como compositor e arranjador em várias áreas, balé, cinema (onde ganhou vários prêmios), documentário, gravações e shows.
 

Gravou e se apresentou com Hermeto Pascoal, Randy Brecker, Paul Hanson, Rita Lee, Chico César, Joyce, Marlui Miranda, Paulo Moura, Jaques Morelenbaum, John Scofield, Zeca Assumpção e Milton Nascimento.
 

Sempre presente em festivais de música ao redor do mundo, é autor de várias obras e arranjos para diferentes grupos instrumentais, como para pandeiro e orquestra e 3 Peças Circulares, estreada recentemente na Sala São Paulo pela Brasil Jazz Sinfônica, com o solista Luiz Guello e regência de João Maurício Galindo.
 

Compositor de trilhas para cinema, ganhou vários prêmios e foi o autor das trilhas sonoras de “O Cineasta da Selva” e “Tudo Por amor ao Cinema”, de Aurélio Michiles, “Feito Torto Pra Ficar Direito”, de Nilsson Villas-Boas (vencedor do Festival EcoFalante de cinema ambiental), “Thomas Ianelli” (documentário sobre o pintor) e “Frans Krajcberg” (documentário sobre o escultor).

 

Serviço

RÁDIO CULTURA FM — 103,3 MHz

MUNDO PULSANTE – A percussão popular e erudita a partir do século XX

Domingo, às 14h00
Ouça pela Rádio Cultura FM de São Paulo (103,3 MHz) ou pelo aplicativo Cultura Digital

Publicar comentário