×

Nova Palma é última parada da turnê de arte e inclusão da peça “A Banda do Serafim” 

Nova Palma é última parada da turnê de arte e inclusão da peça “A Banda do Serafim” 

Projeto que aborda temas inclusivos através de espetáculo de bonecos circulou por São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Alunos especiais também foram contemplados com atividades.

A cidade de Nova Palma, na região central do Rio Grande do Sul, será o ponto final do roteiro de mais de 10 cidades e três estados seguido pelo projeto “A Banda do Serafim para ver, ouvir e se divertir”. Além de incluir pequenas localidades através da arte, a peça aborda a inclusão em seu próprio enredo e promove a inclusão na prática. Levando o teatro de bonecos a estudantes de escolas públicas, a montagem já passou por pequenos municípios de São Paulo, Paraná e diversas cidades gaúchas. Nesta sexta-feira (9/9), ocorrem as apresentações finais, às 10h e às 14h, no Salão Paroquial. Ao final de cada sessão, haverá também um workshop explicando a técnica do teatro de bonecos para alunos e professores.

A HISTÓRIA – O espetáculo de animação conta com bonecos como personagens e é inspirado no conto “Os Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm. Fala de animais com dificuldades específicas, que superam desafios para realizarem seus sonhos. São quatro simpáticos personagens: o jumento Joca, que queria tocar um instrumento, apesar da dificuldade por ser asmático; a girafa Josefina, que sonhava em ser bailarina, mas tinha as pernas muito finas e pouco firmes; o cachorro Nicolau, que queria ser trapezista ou equilibrista, mas tinha limitações de visão pelo alto grau de miopia; e a Angelita, uma gata sonhadora que desejava ser cantora, mas não tinha muita afinação.

Os quatro acabam se encontrando, se identificando em suas dificuldades e partem juntos para derrubar barreiras. Assim, eles formam uma banda para tocar no “Circo do Seu Serafim”. “Na peça, tratamos de questões relacionadas ao respeito às diferenças e direitos das pessoas com deficiência, entre outros temas”, destaca Luciane Vilanova, gestora cultural e diretora da LC Vilanova, produtora do projeto ao lado do grupo Pregando Peça, de Santa Maria (RS). A realização é da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, com patrocínio de Nova Palma Energia, Romagnole, Onix Distribuidora de Produtos Elétricos, Camnpal e Grupo Comtrafo.

ACESSIBILIDADE – Concebido para falar de inclusão e levar a arte a pequenas localidades, o projeto também praticou acessibilidade. As demandas dos estudantes foram previamente mapeadas e, onde foram identificados alunos com deficiência auditiva na plateia, foi oferecida tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Para deficientes visuais, foram realizados workshops sensoriais para interação com os bonecos, com o cenário e toda estrutura da peça. Em locais com a presença de crianças com baixa mobilidade, o espaço escolhido foi totalmente acessível.

O grupo Pregando Peça é especialista nesse tipo de ação. Criado em 1984, desde 1993 se dedica à linguagem do teatro de bonecos. Seus espetáculos são dirigidos ao público infantil, com apresentações principalmente no interior do Brasil e do Rio Grande do Sul. Mais informações no Facebook/pregandopeca30anos ou no site www.pregandopeca.com.br

Publicar comentário