×

<strong>Casa do Turismo Capixaba inaugura primeira etapa com abertura de empreendimentos gastronômicos em setembro</strong>

Casa do Turismo Capixaba inaugura primeira etapa com abertura de empreendimentos gastronômicos em setembro


Espaço inclui também a criação de um memorial, o uso do salão para eventos, uma loja de artesanato, além da transferência da Setur para o local.

Serão inaugurados, nesta quinta-feira (08), 10h30, os dois espaços gastronômicos que vão fazer parte da Casa do Turismo Capixaba, a ser instalada no prédio histórico “Forte São João”, no Centro de Vitória. Viabilizados após edital de concessão lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), a abertura dos espaços marca a primeira etapa desse projeto, que integra as ações de revitalização do Centro Administrativo da Capital. 

A Casa do Turismo Capixaba também vai incluir a criação de um memorial, o uso do salão para eventos e uma loja de artesanato, em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), além da transferência da Secretaria de Turismo para o local, que está prevista para ocorrer até o final do ano.

Com a realização do edital de concessão dos espaços onde serão instalados um restaurante e uma cervejaria, os vencedores deram início às obras de adequação e, em paralelo, o Governo do Estado realizou as obras de melhorias no pátio e no estacionamento, além da execução das intervenções necessárias na parte interna do prédio. 

História

O “Forte São João” foi construído no período colonial, com a finalidade de proteger a cidade dos invasores e se tornou símbolo de resistência do povo capixaba. Em 1592, o pirata inglês Thomas Cavendish se aproximou com a esquadra da ilha de Vitória, depois de um saque bem-sucedido a Santos, no Estado de São Paulo.

Para se defender dos invasores, os habitantes da Vila de Vitória utilizaram madeira, pedras e areia, improvisando dois fortes na baía: um na base do Morro do Penedo e outro no Morro do Vigia. Depois da expulsão dos piratas, o forte do Penedo foi gradativamente desativado. Já a construção erguida do outro lado da baía foi mantida e deu origem ao Forte São João.

Em 1931, o Clube Saldanha da Gama comprou a antiga sede do Forte. Além de ser referência em várias modalidades esportivas, o clube passou a investir em festas e concursos, tornando-se o principal clube social da cidade, o que permitiu a realização de obras de reparos e reformas na edificação. Em 1984, o imóvel foi tombado pela Prefeitura de Vitória. Já a muralha do clube, é tombada pelo Estado.

Publicar comentário