×

<strong>NO DIA MUNDIAL DA AMAZÔNIA (5/9), O </strong><em><strong>RODA VIVA </strong></em><strong>ENTREVISTA O LÍDER INDÍGENA BETO MARUBO</strong><br> 

NO DIA MUNDIAL DA AMAZÔNIA (5/9), O RODA VIVA ENTREVISTA O LÍDER INDÍGENA BETO MARUBO
 

APRESENTADA POR VERA MAGALHÃES, EDIÇÃO INÉDITA VAI AO AR NA TV CULTURA, A PARTIR DAS 22H 


Nesta segunda-feira (5/9)Dia Mundial da Amazônia, oRoda Viva entrevista Beto Marubo, integrante da Univaja – União dos Povos Indígenas do Vale do Javari -, que era amigo e trabalhava ao lado do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, assassinados brutalmente no início de junho deste ano. Apresentado por Vera Magalhães, o programa vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h, e nas redes sociais da emissora.
 

O líder indígena, que luta pela proteção de 16 grupos isolados no Vale do Javari, denuncia o abandono da Funai e de seus servidores pelo Governo Federal. Culpa o estado brasileiro pelos assassinatos do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, seus amigos na luta em defesa dos povos da floresta. Também acusa as autoridades pela falta de fiscalização, desmatamento, garimpo ilegal e aumento da criminalidade na região.
 

Ele critica a falta de projetos políticos em defesa da floresta amazônica e demarcação das terras indígenas. Beto Maburo fundou com Bruno Pereira a ONG dedicada a índios isolados da região e na véspera do crime também foi ameaçado junto ao amigo.

Realização: Fundação Padre Anchieta, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal — Lei de Incentivo à Cultura

Publicar comentário